domingo, 26 de setembro de 2010

Passo a passo - Como pintar amor perfeito



A novidade é que meu marido fez uma marquinha para as imagens do blog. Estou feliz da vida. Tão linda! Adorei!    =D

Bom, vamos para o estudo: Para este passo a passo, usei pincéis da Tigre, ref. 815 (cabo amarelo), nº 12, 10 e 2; pincel redondo, da Acrilex, ref. 062, nº0.

Tintas Acrilex, nas cores:
Vermelho vivo, amarelo ouro, amarelo limão, jacarandá, preto, branco (flor vermelha);
Azul turquesa, azul marinho, amarelo limão, branco e preto (flor azul  e botão);
Verde pinheiro, amarelo ouro e branco (sépalas e caule do botão);
Amarelo ouro, laranja, jacarandá, branco, preto (flor amarela);
Verde pinheiro, sépia e jacarandá (fundo mais escuro, entre as flores); verde pinheiro e  jacarandá  para as áreas mais claras do fundo;
Miosótis em branco, miolinho em amarelo ouro com sombra em jacarandá;
Verde pinheiro, jacarandá, amarelo ouro e branco (folhas).

O espaço que eu tinha era quadrado, então procurei um risco que coubesse em 20x20 cm. Como não achei, desenhei o risco da seguinte maneira: O amor perfeito tem cinco pétalas. As linhas que aparecem na imagem abaixo são uma referência para marcar o centro de cada pétala. Desta forma, é possível estabelecer aproximadamente o tamanho da flor.

Ao redor de cada linha, fiz o esboço da pétala. Para corrigir alguns traços, usei uma borracha Limpa Tipo, da Faber Castell. É uma borracha cinza, que parece massinha de modelar.

 O risco final ficou assim. Eu pensei em fazer o amor perfeito amarelo de lado, como no esboço,  mas depois mudei de ideia.

Comecei pela flor vermelha. Fiz o miolinho com amarelo limão (na flor amarela, usei laranja). Fiz a área vermelha, levando o pincel de dentro para fora e, com amarelo ouro, fiz as pontas das pétalas, de fora para dentro. Depois, com a cor jacarandá e pincel redondo nº 0, fiz as estrias escuras. Sobre o jacarandá, em risquinhos mais curtos, usei o preto.
Na segunda imagem, veja que deixei o espaço em branco de propósito, porque é onde se encaixa o "telhado de casinha" branco, característico do amor perfeito. Se a gente pinta esta área com a cor da flor, é mais difícil depois conseguir que fique bem branquinho e destacado.
Só depois de haver feito este e outro exercício é que me dei conta de que este "telhadinho branco" faz parte das duas pétalas laterais. Por isso é importante ter um exemplar real por perto (eu não tinha). Com certeza, saber disso me dará uma compreensão melhor do formato da flor em próximas pinturas.


Aqui está a flor pronta. Repare que, abaixo do "telhadinho branco" fiz uma sombra em preto. Também reforcei as sombras nas laterais com jacarandá, para deixar a pétala principal mais côncava.
 

Para as flores azul e amarela, segui a mesma sequência, apenas com outras cores. Pincelei com a cor escura de dentro para fora. Não lavei o pincel, só limpei no pano e peguei a  cor mais clara,  pincelando de fora para dentro. Veja na foto abaixo o aspecto do pincel, que está com branco na ponta e azul na área próxima à virola (a parte de metal). Usar uma cor com  restinhos de outra no pincel proporciona uma passagem suave entre as duas cores. Fiz a mesma coisa com o vermelho e o amarelo, na flor vermelha, e com amarelo e o branco,  na flor amarela.

Na pétala principal, pincelei com a cor azul de dentro para fora e fiz as marquinhas azuis nas bordas, com leves toques do pincel, direcionando-o de fora para dentro.
As dobras das pétalas seguem o princípio de sombra e luz, como nas folhas (ver postagem "Como pintar folhas").


Para pintar as folhas, fiz as áreas de sombra (verde pinheiro misturado a um pouquinho de jacarandá), depois pintei as áreas de meio tom (amarelo ouro misturado ao verde pinheiro) e acrescentei luz (branco).



Para a folha clarinha não usei amarelo ouro, somente restinhos de tinta da pintura do fundo para fazer as sombras e branco para a luz.
 

 Para ver a sequência completa de fotos da pintura, clique no link:

Youtube - passo a passo - amor perfeito

No exercício abaixo, também fiz o risco no tecido, como no passo a passo. Experimentei o branco metálico, da Acrilex, misturado às cores das flores. Gostei do efeito brilhante. Acho que deve ficar bonito em toalhas de banho e peças para lavabo. Usei os mesmos pincéis do passo a  passo, com as seguintes cores:
Branco metálico, branco, azul turquesa, violeta cobalto, amarelo limão, azul marinho e preto (flores);
Verde oliva, verde pistache, amarelo limão e branco (folhas);
Verde oliva, sépia, cinza lunar e branco (fundo).
 .
Sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Uma dica de passo a passo para princicipantes está no link abaixo. É um passo a passo simples e o resultado é muito gracioso.
http://www.betharte.com/2007/11/03/pintura-em-tecido-passo-a-passo-amor-perfeito/

 Terça-feira, 19 de outubro de 2010

Este risco foi um presente da Anália, do blog Art'sAnalia. Achei um presente lindo. Obrigada, Anália.  :D
Dei uma mexidinha no risco.

Guia de cores:
Flores e botões: Vermelho vivo, laranja, amarelo ouro, amarelo limão, vinho, púrpura, preto e marfim.
Folhas: Verde pinheiro, verde oliva, marfim.
Miosótis: Azul turquesa, púrpura e branco (miolinhos em amarelo ouro)

Para pegar o risco, é só clicar aqui e ir para o blog da Anália: Risco do amor perfeito

.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Passo a Passo - Fralda Palhacinho


Para este passo a passo, usei pincéis Tigre,  ref. 815 (cabo amarelo), nº 10 (sem lixar), 6, 4, 2 (lixados); pincel de cerdas sintéticas Tigre, ref. 434 (cabo azul), nº 6; pincel redondo da Acrilex, ref. 062, nº 0.

Tintas Acrilex e Corfix (da Corfix só usei o branco metálico), nas cores:
Branco, branco metálico, azul marinho, azul turquesa (chapéu e calça);
Branco, siena natural, cerâmica, sépia (cabelo);
Branco, amarelo pele, caramelo (pele);
Branco, preto, azul marinho, azul turquesa (olhos);
Branco, vermelho vivo, púrpura (bolinha no nariz);
Vermelho vivo, púrpura (boca);
Branco, azul caribe, vermelho vivo (pintura branca ao redor da boca);
Branco, branco metálico, amarelo ouro, siena natural, laranja (gravata);
Branco, branco metálico, amarelo ouro, amarelo limão, siena natural, laranja, lilás, violeta cobalto (asas da borboleta);
Branco, sépia, caramelo, vermelho vivo, azul marinho (corpo da borboleta);
Branco, branco metálico, verde abacate, verde oliva (camisa);
Branco, cinza lunar (lata de tinta);
Branco, branco metálico, lilás, violeta cobalto (tinta na lata);
Branco, azul caribe (luva da mãozinha segurando a lata);
Branco, sépia, siena natural e cerâmica (pincel);
Branco, laranja, siena natural, sépia (sapatos);
Verde oliva, branco, sépia (gramado, vegetação e sombra dos pés no gramado).

Para a pintura de fraldas, uso o "cavalete de luz", descrito na postagem "Como copiar riscos sem usar papel carbono".

Gostei particularmente de fazer os pompons no chapéu. Dica: nas bordas, fazer risquinhos maiores com branco e azul turquesa; à medida em que se pinta para o centro, os risquinhos são ligeiramente menores e mais claros; no centro, são só alguns pontinhos. Isso dá volume e perspectiva. Para aumentar ainda mais a sensação de volume, fiz alguns risquinhos com o azul marinho na região de mais sombra (lado esquerdo, na parte de baixo e na região entre os pompons).
 .

Rostinho: Com o caramelo, acentuei a sombra (em forma de meia lua) ao redor dos olhos e clareei com branco a região logo abaixo das sobrancelhas. Isso aumenta a profundidade dos olhos e destaca o rostinho.

Não gostei muito do verde oliva ao lado do verde abacate. Imagino que teria obtido um contraste melhor, se tivesse usado o verde pinheiro (o verde oliva tende ao amarelo e o verde pinheiro tende ao azul. Por causa da gravata amarela, o verde pinheiro teria dado um contraste mais bonito).
Fiz um fundo azul marinho para as sobrancelhas e coloquei o preto no centro, puxando para as bordas. Nos olhos também fiz um fundo azul marinho, mas coloquei o preto nas bordas, puxando para o centro.
Fiz o contorno dos olhos com azul marinho. Vale lembrar que o contorno, na parte de baixo, é mais fraquinho, menos carregado que no lado de cima.

No risco original não existe a borboleta. O palhacinho está olhando para o "nada".  Então coloquei a borboleta. É muito útil ter na memória um estoque de borboletas, passarinhos, joaninhas, caracóis... Quando sobra espaço no céu: borboletas, abelhas e passarinhos são bons candidatos à vaga. No chão, caracóis e joaninhas fazem sucesso. Sem contar aquela escorregadela de pincel e plaft... uma mancha isolada no pano... E agora?! Pintura perdida?! Que nada!  Em 99% dos casos, um inseto ou passarinho pode salvar a pátria. Tenha sempre à mão riscos variados desses amiguinhos fiéis.

As áreas em branco, nas bordas das asas, foram pintadas com amarelo limão, como luz. Não usei branco, como de costume, porque já havia o fundo em branco metálico.

Outro detalhe,  foi que fiz a luz do sapato com a cor laranja (do mesmo modo como fiz com o azul marinho, no bonequinho mascote do Coritiba). E também descobri que pintar seguindo o sentido da trama do tecido facilita as pinceladas. Algumas vezes tentei puxar a tinta para o lado contrário da trama e os fios ficaram crespinhos, querendo desgrudar do acrílico. Pintando no sentido da trama, a tinta escorrega macia como manteiga em pão quente. Uma beleza.

No final, suavizei a cor laranja dos sapatos, cobrindo-a levemente com siena natural. Mais alguns retoques e o palhacinho ficou pronto.
O que fiz de diferente nesta pintura, em relação às anteriores, é que pintei o contorno da área em que iria trabalhar. Depois fiz um fundo branco, ou branco metálico, e, em seguida, entrei com as cores.

Como aqui não cabem todas as fotos do passo a passo, elas foram colocadas no Youtube. Para ver toda a sequência de fotos, clique aqui: Youtube passo a passo

Bico de crochê: linha Cléa 1000, cor 9490
.

Pintura em tecido - Fralda Cachorrinho


.

 Pincéis Tigre, ref. 815, nº 10, pincel  redondo Acrilex, ref. 056, nº 12 e 0.

Tintas acrilex e Corfix (da Corfix usei branco metálico e ouro), nas cores:
Branco, branco metálico, siena natural, ouro, cerâmica, sépia (cachorrinho e passarinho);
Azul marinho, preto, branco (olhos e focinho do cachorrinho);
Cerâmica, púrpura (boca);
Branco, azul caribe (fita);
Verde oliva, sépia,branco (gramado)
Amarelo ouro, púrpura, branco (flores no gramado)
Púrpura, branco, verde oliva (rosa no bico do passarinho)

Fiz as manchas escuras e as manchas mais claras vizinhas com o pincel nº 10. Com o pincel redondo, nº12, sobre o fundo escuro  fiz as luzes com cores mais claras (siena natural e ouro sobre fundo em sépia e cerâmica; branco misturado ao branco metálico sobre fundo em siena natural ). O mesmo para o passarinho, mas usei apenas os pincéis redondos. Só usei o pincel nº 0 para os detalhes bem pequenos. Usei mais os pincéis maiores.

A pintura não ficou igual ao risco, porque me empolguei com as orelhas e cobri o lugar onde deveria ficar a flor. O jeito foi fazer outra flor no lugar, então fiz uma rosinha virada para baixo.
O que eu gostei deste tipo de pintura foi a liberdade de pintar sem seguir o risco. Quando se pinta um rostinho, por exemplo, é preciso ter muito mais cuidado com as bordas e os detalhes.
As tintas metálicas misturadas a outras tintas dão um toque especial, muito bonito à pintura.


Bico de crochê: linha Cléa 1000, cor 9490.

Pintura em tecido - Fralda Elefantinho



Tintas Acrilex, nas cores: azul caribe, branco (luz e meio tom), azul caribe e cinza lunar (sombras), rosa escuro (áreas rosadas - bochecha, barriga, orelhas, patinhas, joelhos e tromba); vinho (fundo da boca), vermelho vivo (língua) branco (brilho na língua); preto (olhos e boca) amarelo limão, amarelo ouro, cerâmica e branco (boné e camisa); com o vermelho vivo fiz os coraçõezinhos, sombreei com púrpura, e branco para o brilho; sépia, verde oliva e branco para o gramado; amarelo ouro e vermelho vivo (flores no gramado); verde glacial e clareador para o fundo ao redor do elefantinho.

Pincéis: Tigre, ref. 815 (cabo amarelo) nº 6 (não lixado), 434 (cabo azul), nº 6; pincel redondo Acrilex, ref. 062, nº 0, para os detalhes.

Dicas: Fiz os olhos e a boca com o preto e depois pintei ao redor. No tecido para fraldas, onde for preciso fazer contorno, achei mais fácil fazer antes de pintar. Também contornei as unhas das patinhas com cinza lunar, antes de pintar de branco.
Usei o pincel  de cabo amarelo, não lixado, para pintar as áreas maiores. Ele carrega mais tinta e preenche melhor as áreas maiores (sem fazer as bordas). Para as bordas, acabamentos e áreas mais estreitas, como a tromba, usei o pincel de cabo azul.

Bico de crochê: linha Cléa 1000, cor 9490.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pintura em tecido - Como copiar riscos sem usar papel carbono

Resolvi fazer esta postagem para mostrar como improvisar uma mesa de luz para tirar riscos sem usar papel carbono. Acho útil para desenhos pequenos em tecidos finos,  delicados, como o tecido de fralda.  Também é útil para copiar riscos com lápis sobre tecidos delicados. Acho melhor que papel carbono. Eu havia explicado como fazer na postagem "Dicas para pinturas de bonecos", mas com fotos fica mais fácil entender.

Uso este cavalete de mesa.

Para que não haja perigo de a tinta escorrer no tecido e manchar, retirei o parafuso lateral, para deixar o cavalete quase deitado sobre a mesa. Também tirei o suporte central. Ficou assim.

Em um vidro (usado em porta retratos) fixei o risco em um dos lados com fita adesiva. No outro lado passei um pouquinho de cola pemanente. Use pouca cola, senão ela vai grudar na fraldinha. Se grudar, remova os resíduos de cola com fita crepe, colando a fita sobre a cola e puxando (repita diversas vezes, até remover toda cola) . É possível que, usando uma lâmina transparente de acrílico, o acrílico segure mais a cola que o vidro, mas ainda não testei.

Coloquei o vidro com o risco sobre o cavalete e fixei a fralda, cuidando para as tramas ficarem bem coladas. Coloquei uma lâmpada branca de 9W sob o vidro. Convém lembrar que  a lâmpada aquece e a tinta pode secar mais rápido que de costume. Deixar a lâmpada ligada durante todo o tempo em que realiza a pintura vai depender da rapidez e agilidade com você pinta.

O risco sob o vidro aparece assim.
 

Dica: cuidado com o ângulo de visão. Se você virar a cabeça para  um lado ou outro, o risco muda de posição. Procure pintar olhando de frente, diretamente sobre o desenho, em ângulo de 90°.

 O resultado ficou assim

Sábado, 18 de setembro de 2010
Existem outras técnicas para se pintar fraldas. Uma que achei bem legal, usando papel carbono, foi o passo a passo que a Cristina postou ontem, no blog "Pinturas da Cristina", bem explicadinho, com fotos e fácil de seguir. Para ver o passo a passo da Cristina, "Como pintar em fraldas", clique aqui: 
pinturasdacristina.blogspot.com

Domingo, 19 de setembro de 2010.
Gente, que maravilha a mesa de luz da Ângela de Paula,!  Está no marcador  "Dicas", postagem "Mesa de luz: utilidades". Vale a pena conferir.  Link aqui:
angeladepaula-artes.blogspot.com

Hoje testei o meu "cavalete de luz" com acrílico, no lugar do vidro. Comprei uma prancheta escolar transparente.  Passei uma lixa fina, só para deixar a superfície menos lisa. Deu certo. Não precisa passar muito a lixa, só o suficiente para riscar o acrílico. As minúsculas ranhuras feitas pela lixa seguram a cola tão bem quanto a madeira. :D
Uma ótima semana para todos nós, com muita paz, muita cor em nossas vidas e muita alegria em nossos corações. :D




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pintura em tecido - Fralda ursinha

 .

Pintei a fraldinha usando a dica de "mesa de luz", explicada na postagem. "Como copiar riscos sem usar papel carbono".
Se o risco for bem forte, não é preciso usar papel vegetal, pode ser papel para impressão comum. Para esta pintura usei uma folha comum.

Pincéis Tigre, ref.  815, nº 12 e 14 (cabo amarelo); pincel Tigre, ref. 435 (cabo azul), nº 8; pincel redondo, pelo de marta, nº 0.
Tintas Acrilex, nas cores, salmão misturada ao rosa chá (misturar no prato, mais ou menos meio a meio), a esta mistura acrescentar branco para as áreas mais iluminadas; preto, azul marinho e branco (olhos e focinho); cerâmica (contorno do olhos e boca); verde oliva, verde pinheiro, verde pistache, amarelo limão, branco (folhas e gramado); para sombra dos pezinhos misturar cerâmica e verde oliva; verde glacial e clareador (para o fundo ao redor da ursinha - usei pincel nº 14, não lixado).

Basicamente, os passos são os mesmos usados para pintar frutas redondas, como foi explicado em postagens anteriores (áreas de luz, meio tom e sombra).

Para o biquinho de crochê:  linha Cléa 1000, cor 9490.
.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dicas para pintura de bonecos



Esta é a imagem oficial  do mascote, da qual tirei o risco para fazer o bonequinho.

Tintas Acrilex, nas cores:
Verde musgo, amarelo limão, preto e branco (para o boné, áreas verdes da camisa e meias);
Branco, cinza lunar (camisa)
Amarelo pele, branco, caramelo (cor da pele), vermelho escarlate (bochechas);
Preto, azul marinho, branco e azul caribe (olhos);
Vinho, caramelo (interior da boca); vermelho escarlate, caramelo, branco (lábios)
Branco, cinza lunar e azul caribe (barba e cabelos)
Preto, azul marinho e branco (calção, bola e chuteiras);
Verde pistache,verde pinheiro, azul caribe, marfim (sombra do gramado);
Verde pistache, verde oliva, amarelo limão, branco (área iluminada do gramado).

Pincéis Tigre, ref. 415, nº 4, pincel de cerdas sintéticas (cabo azul), Tigre, ref.433, nº4, pincel redondo, nº 0.

Este boneco é o mascote do time de futebol Coritiba. Foi feito para um torcedor. Com um pano de prato como este, os churrasqueiros de plantão ficam em boa companhia enquanto assam o churrasquinho de domingo... :D

Selecionei algumas dicas desta pintura para esta postagem. Vamos lá:

O calção é preto mas, para as áreas mais claras, fiz um fundo com azul marinho e pintei com o preto ao redor, mesclando suavemente as duas cores.

Com o brilho, a parte mais iluminada do calção fica com um tom azulado.

O mesmo para as botas.  Também faço assim, quando pinto botas e cinto do Papai Noel.



Comecei a pintar o rostinho com uma mistura de amarelo pele com branco, deixando mais claras as regiões com maior incidência de luz.

Fiz a sombra com caramelo e um tiquinho de vermelho escarlate para as bochechas e nariz.

Para a parte interna da boca, usei vinho misturado a um pouquinho de caramelo. Para o lábio, usei vermelho escarlate puro na região sob o brilho. Ao vermelho escarlate misturei um pouquinho de caramelo para o restante do lábio, escurecendo ainda mais com caramelo nos cantos da boca. Fiz um contorno sob o lábio com a mesma mistura usada para o interior da boca. Não fiz contorno na parte superior do lábio. Vale lembrar que, quanto mais contraste entre as cores usadas para o lábio e o contorno (isto é, quanto mais escuro o contorno), mais saliente (carnudo) será o lábio. Para o mascote, misturei caramelo ao vermelho escarlate, porque queria um tom um pouco mais escuro; para lábios de Papai Noel, o vermelho vivo na região do brilho e vermelho escarlate para o restante do lábio dão um aspecto mais claro, vivo e brilhante.

Assim como no calção e nas chuteiras, fiz uma mancha com azul marinho na região do olho onde será colocado brilho. O restante foi preenchido com preto.

Preenchi a parte branca dos olhos e fiz um contorno leve com azul caribe. Esfumei para dentro, para dar volume aos olhos. Na imagem, aparece o contorno em azul, antes do esfumado.


Depois de esfumado, o azul quase não aparece na foto, mas no pano se percebe esta leve sombra. Ao redor dos olhos fiz o contorno com o caramelo, cuidando para deixar região inferior do olho sem contorno. Isso evita que o olho fique com a aparência de que foi recortado e colado sobre o rostinho.

Preenchi  a barba com o branco. Aqui vale uma observação: Com os pincéis de pelo de porco, pode-se preencher com facilidade a área a ser pintada, mas, para os detalhes, esses pincéis são inadequados. Melhor usar  pincéis redondos ou pincéis de cerdas sintéticas.

Com o pincel redondo, fiz um contorno para a barba com cinza lunar misturado ao azul caribe.

Retoquei as pontas da barba com o pincel  04 (de cabo amarelo), apertando a tinta branca sobre o contorno, para dar um aspecto mais suave, menos marcado pelo contorno.

Mais um pouquinho de sombra com cinza lunar misturado ao azul caribe em baixo do nariz e contornado os bigodes, e mais branco sobre essas regiões para suavizar. Observe que não usei sombra cinza  acima da área interna da boca. Essa região já é escura e serve como sombra. Nessa área,  usei só o branco.
 

Para o cabelo, usei sombra  nas pontas, para insinuar o topete. O restante foi preenchido com branco.


Com a mistura de cinza e azul, fiz a sombra somente na parte inferior e no lado interno das sobrancelhas. Preenchi com branco, suavizando a sombra. Terminado o rostinho, passei para o gramado.
Toda a área sob o mascote deveria ser sombra, mas eu quis testar cores para sombra e áreas iluminadas, então, fiz um fundo para a parte interna, entre os pés, com verde pistache misturado a azul caribe. Para a área mais clara, usei verde pistache misturado a amarelo limão.

Depois fiz para a área sombreada algumas luzes com azul caribe e marfim. Fiz a grama com verde pinheiro e, com o sépia misturado ao verde pinheiro, escureci junto ao pé e à bola. Para as áreas claras, usei marfim e verde oliva para a grama. Gostei do resultado e pretendo testar essa cores em áreas maiores, pintando áreas com folhas que estão na sombra ao lado de áreas ensolaradas.
Então é isso, hoje fico por aqui.  :)

 Sexta-feira, 10 de setembro de 2010. Mais uma dica: Ao fazer sombras, como as da camisa,  eu não coloco a tinta no pincel e vou direto ao tecido, porque deste modo, por pouca tinta que eu pegue, a sombra fica forte demais em contraste com o branco. Eu costumo colocar a tinta no pincel, limpar num pano e, só com a sujeirinha que ficou no pincel, faço as sombras. Costumo fazer a mesma coisa para pintar flores brancas ou muito clarinhas. Faço o fundo claro e só com a sujeira da tinta faço o colorido da flor.

Para ver mais fotos desta postagem no Youtube, clique aqui: Mascote no Youtube.

Este é o mascote do Paraná Clube. O mascote do Coritiba está "saudando a torcida". O do Paraná está "entrando em campo para ganhar". Reforcei a expressão e alterei os olhos. Há algo importante sobre os riscos e como trabalhar com eles. Os riscos são como um trilho de trem. Até certo ponto, podemos pegar um desvio e chegar o destino que desejamos. No entanto, se o trilho for defeituoso, o trem vai descarrilhar. Não há tinta que corrija, por exemplo, defeitos de proporção ou perspectiva. Por isso é importante checar se o risco não apresenta defeitos, antes de pintar.

Cores usadas: Azul marinho, preto, azul turquesa e azul cerúleo (áreas azuis e pretas); branco e cinza lunar (áreas brancas); vermelho escarlate, vermelho vivo, caramelo e cerâmica (áreas vermelhas); verde oliva, verde pinheiro, verde pistache, cinza lunar e branco (gramado).



Imagem do mascote oficial

Por enquanto, chega de mascotes. E agora? Papai Noel ou flores?

Segunda-feira, 13 de setembro de 2010.
Nem flores, nem Papai Noel... Fralda!

Para tirar riscos em tecidos finos, até uma janela serve como mesa de luz. Fixe o risco na janela, com fita adesiva. Fixe o tecido sobre o risco e  a  luz que passa pela janela funciona como lâmpada.  Mas eu precisava ficar conferindo o risco a todo momento, então fiz uma mesa de luz improvisada para pintar esta fraldinha. Fiz assim: fixei o risco de um lado de um vidro (desses de porta retrato) com fita crepe. No outro lado passei cola permanente. Estendi a fraldinha normalmente, como na tábua, cuidando para colar bem as tramas da fralda. Tirei o suporte de abertura de um cavalete de mesa (usado para pintura em tela) e abri o cavalete ao máximo, coloquei uma lâmpada fria atrás do vidro e, ao acendê-la, o risco apareceu no tecido. O papel do risco deve ser o mais transparente possível. Usei papel manteiga. Ficou bom.
Vantagens e desvantagens da mesa de luz. Fica mais fácil visualizar o risco e isso é bom, mas exige atenção, porque é preciso estar atenta ao ângulo de visão. Conforme se movimenta a cabeça, o risco muda um pouquinho de lugar. Não dá para deixar a lâmpada o tempo todo acesa, porque a visualização das cores fica prejudicada. Usar bem pouca cola permanente, porque o vidro não a segura tão bem quanto a tábua e um pouquinho de cola ficou no avesso da fraldinha. Tirei com fita crepe. Colando e puxando a fita diversas vezes sobre a cola, ela saiu. (Fiz uma postagem com fotos, explicando melhor, procure no marcador  "Como copiar riscos sem usar papel carbono).

Trabalhar com tecido de fralda é um grande desafio para mim. Talvez, se fizesse o contorno do risco, ficasse mais fácil...(!???).  Mas eu não gosto muito de contornos, então... Bom, talvez eu faça um teste, pintando uma fraldinha com contornos, para ver como fica.

Material: Pincéis de cerdas sintéticas (cabo azul) nº 4 e 6; pincel redondo nº 0, para os detalhes. Tintas Acrilex, nas cores:  branco, rosa escuro, púrpura (chapéu e vestido, vinho para sombra dentro do chapéu); branco, lilás e violeta cobalto (avental); azul caribe, cinza lunar, violeta cobalto e branco (babado na barra do vestido); amarelo pele, branco e caramelo (pele); detalhes do rosto com vermelho vivo (boca e bochecha); cerâmica e sépia (olhos); branco, caramelo, amarelo ouro, sépia (cabelos); amarelo ouro, vermelho vivo, verde oliva, verde pistache, amarelo limão, branco (flores do chapéu); branco, azul marinho, azul caribe, violeta cobalto, azul turquesa, um pouquinho de amarelo ouro (regador). No regador, testei uma porção de azuis, até chegar ao azul marinho e conseguir os tons mais escuros. Amarelo ouro, vermelho vivo, branco e cerâmica (flores no gramado); verde oliva e branco para o gramado e sombra em verde oliva com um tiquinho de sépia. Achei que deixar uma linha mais escura no fundo do gramado ficou bom, melhor que uma linha clara. Ao redor da bonequinha usei amarelo ouro diluído em clareador.
Estou contente. Foi um bom exercício e vai ser presente para a netinha de uma amiga.   :)




E com o biquinho de crochê. (linha Clea 1000, cor 9490)


.