Pintura em tecido - Coelhinho com rosas - passo a passo

Pausa na pintura em óleo sobre tela para fazer uma lembrancinha de Páscoa.
O risco é do blog www.nazarte.blogspot.com.  Muito legal. Riscos de tudo o que se possa imaginar.
Gostei deste aqui. Ampliei para o tamanho 9x15 cm. Mas troquei os ovos de páscoa por rosas.

Risco original



Todas as tintas são da Acrilex. O tecido é de algodão, de pano de prato.
Começando pelo fundo, fiz uma sombra ao redor da imagem. Misturei azul caribe e clareador até ficar bem clarinho. Não gosto de passar o clareador no tecido. Misturo o clareador e a tinta no prato.


As cores para o coelhinho são: cinza lunar, rosa chá, púrpura, marfim, preto, azul marinho e branco.
O contorno foi feito com cinza lunar e branco. Usei rosa chá e branco nas áreas internas das orelhas. Para dar profundidade, escureci a base interna da orelha com um pouquinho de púrpura.


Pintei a orelha direita e escureci mais um pouco os contorno da orelha esquerda.

Comecei a pintar a carinha e o corpo do coelhinho. Usei cinza lunar e branco. Como ficou meio sem graça, usei um pouquinho de rosa chá nas partes com mais volume, bem pouquinho. Ficou melhor.


Pintei os olhos com uma mistura de preto e azul marinho. Toda vez que tenho que pintar alguma coisa preta, como bota de Papai Noel, uso preto para as bordas e azul marinho nas partes que serão iluminadas. Assim, o branco sobre o azul marinho nas áreas de brilho dá um toque especial.

Fiz o brilho dos olhos com branco. No fucinho usei preto e azul marinho. Uma dica: não fazer o brilho no meio dos olhos. Divida a área ao meio e faça o brilho na parte superior. Outra dica: os olhos têm volume, então faça a parte branca e com o cinza lunar faça as bordas levemente esfumadas para dentro.

Na área do fucinho, usei branco e um pouquinho de rosa chá. Reforcei os contornos com cinza lunar e escureci também a região entre os olhos. Dei um toque de branco sobre a parte preta do fucinho, para dar volume.

Dentes. Usei marfim nas bordas e um pouquinho de branco na parte central de cada um. Reforcei os traços ao redor dos dentes com cinza lunar e também a divisão entre eles.

Coloquei uma folha de sulfite sobre o risco e fiz um esboço da posição das rosas. Depois passei as marcações para o tecido.

Para as rosas, usei as cores amarelo ouro misturado com um pouco de laranja. A sombra foi feita com a cor caramelo. Nas outras rosas, usei só um pouquinho de caramelo, escureci mais com o laranja, porque queria que esta rosa ficasse com um contraste maior.



Usei marfim para delinear as pétalas.


O coelhinho vai se apoiar nas folhas, então deixei as pétalas das rosas amassadas.

Para as folhas, usei verde pinheiro, verde oliva e sépia. Para iluminar, usei marfim e sujeirinhas de amarelo e laranja que sobraram da pintura das flores.
 
 

Botão: verde oliva misturado com um pouquinho de sépia.
 

Laranja e amarelo para as pétalas. Marfim para iluminar. Terminei o botão e pronto, assinei...
Ôps... faltou o fundo das folhas. Então, mais tinta... =D

Para o fundo, verde oliva e sépia, diluídos em clareador. Não resisti à tentação... reforcei luzes e sombras de algumas pétalas. Agora sim, terminei.
O que eu mais gosto nesse coelhinho é essa carinha de " Onde é que foram parar os ovos de páscoa que 
estavam aqui?!!!

Este passo a passo tinha acabado aqui, mas eu usei o mesmo risco para fazer mais um paninho de prato. Ficou assim:

Dá para notar que a carinha do coelhinho continua uma gracinha (este risco muito bonitinho), mas perdeu a expressão de "Cadê os chocolates?" Ele parece curioso, espiando para mim. Isso aconteceu principalmente por causa dos detalhes na pintura dos olhos. Os olhos neste coelhinho são do mesmo tamanho, a "bochecha" está mais iluminada na parte de cima e o contorno dos olhos está mais regular, feito ao redor de todo o olhinho.
Então vou fazer o seguinte. Vou fazer outro coelhinho, com o olho esquerdo ligeiramente maior, deixando a parte de cima dos olhos mais claras, com o contorno menos definido nessa região. Vou definir os contornos mais dos lados dos olhos. Vou escurecer mais entre os olhos e o fucinho, descendo pelos lados das bochechas, para dar um efeito de "bochechas caídas".
O resultado foi este:
Achei legal. Voltou a carinha de "Cadê os ovos de chocolate".
Agora, sim, acabou a fase dos coelhinhos, pelo menos por enquanto.

4 comentários:

  1. This is wonderful.By the way the Google feed appeared,i have signed in.Updates will reach me.Thanks Take Care.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanci,muito lindo se trabalho de pintura!Tantas explicações detalhadas que só não pinta quem não quer.Parabéns pela dedicação!
    Elizia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elizia

    Obrigada pela visita. Como este blog é o meu "diário de pintura", a maioria dessas explicações são lembretes para mim mesma...rsrs... Mas o fato dessas dicas ajudarem a outras pessoas me deixa feliz. :D
    Obrigada pela sua visita. :)

    ResponderExcluir