Passeando pelo blog da Susana (saborearte3d.blogspot.com), vi uma gracinha de bolo de morango em forma de casinha. Então me animei a fazer um estudo com morangos.
Materiais: Pincéis nº 10 e 12, pincel redondo nº 3. Tinta para tecido Acrilex, nas cores: verde oliva, verde pistache, marfim (folhas); vermelho fogo, púrpura, amarelo ouro, marfim, branco, azul caribe (morangos); clareador, verde oliva e azul caribe (fundo).
Primeiro passo: Pincel nº 12. Coloque verde oliva de um lado e marfim do outro. O marfim ficou manchado pelo verde oliva.
Com o pincel em pé, faça as folhas com risquinhos de fora para dentro, imitando as nervuras da folha do morango. Dica: este mesmo modo de colocar tinha no pincel serve para pintar folhas de amora , framboesa e copa de pinheiro araucária. Se quiser, você também pode fazer as folhas segundo o esquema SL-SL, como explicado no marcador "Como pintar". Esta é só mais uma possibilidade de como pintar folhas de morango.


Depois de prontas, você pode iluminar algumas áreas com marfim, escurecer outras com uma mistura de verde oliva com púrpura, enfim, dê seu toque pessoal, intensificando luzes e sombras.

Com o pincel nº 10, para este morango, vamos misturar amarelo ouro e vermelho fogo para a área mais clara. Depois é só preencher o risco com vermelho fogo.

Com a cor púrpura, faça a sombra.

Com o pincel nº 3, marque a posição das sementes. Se você observar um morango de verdade, verá que as sementes ficam mais juntinhas e aparentam ser menores nas áreas laterais e na ponta do morango, assim como parecem mais espaçadas e maiores na área mais "gordinha" da fruta. Ao pintar morangos, distribua as sementes acompanhando o formato da fruta.


Faça as sementes com amarelo ouro. "Descarregue" a tinta do pincel nas sementes maiores e depois leve o pincel para as sementes menores nas laterais.

Faça o brilho somente com branco ou com branco misturado com um pouquinho de azul caribe.

Para o morango do fundo, vermelho fogo (luz), púrpura (sombra e marquinha das sementes), amarelo ouro (sementes) e branco (brilho). Note que encostei a mão no morango maior e o brilho sumiu em alguns lugares. Pois é, acidentes acontecem. Já vamos consertar isso... Ah, no morango maior, também fiz alguns pontinhos escuros junto às sementes com um tiquinho de vinho. É um desaforo abrir um pote de tinta por tão pouco, mas eu queria ver como ficaria com essa cor. Se usar a cor vinho, tenha cuidado. Vinho escurece demais, não abuse, ou o morango ficará com aspecto de machucado ou estragado. O vinho pode ser substituído por vermelho fogo misturado com um tiquinho de verde oliva.

Observe agora o moranguinho começando a amadurecer. A parte verde foi feita com marfim e verde pistache, de cima para baixo. Fiz uma leve sombra nas bordas dessa área com o verde pistache. Com o vermelho fogo, de baixo para cima, fiz a parte mais madura. Cuidado para não esfregar muito. Mescle o lado maduro e o lado verde delicadamente. Com o verde pistache puro, faça as sementinhas.

Vamos nos afastar um pouco para ver como está ficando?

Finalizando: Faça as folhinhas (sépalas) dos morangos com verde pinheiro, verde pistache e marfim. Quanto mais longe, menos detalhes, certo? Assim, para as folhinhas do maranguinho menor, misturei apenas verde pistache e marfim. Agora vamos para as flores. Fiz um fundo para as flores com verde oliva diluído em clareador. Usei branco (pétalas) amarelo ouro (miolo) e vermelho fogo com um tiquinho de verde (sombra do miolo). Com a mesma mistura de verde oliva e clareador fiz o fundo verde ao redor das folhas, com cuidado para não esfregar sobre as folhas molhadas, para não borrar. Depois que a pintura secou, diluí o azul caribe em clareador. Passei o azul bem clarinho no fundo todo, inclusive sobre o fundo verde. Reforcei as áreas azuis com o azul menos diluído. Retoquei as flores, retoquei o tamanho das folhas, reforcei luzes e sombras e aqui terminamos mais um exercício.Depois de pronto, tirei o risco para postar.
Observação: Fiz a pintura sentada, a fim de manusear melhor a luminária e tirar as fotos (usei uma luminária com lâmpada fluorescente). Sentada, o movimento fica "travado" no cotovelo. Em pé, os movimentos fluem a partir do ombro e a distância nos dá uma percepção melhor da área pintada. Eu prefiro pintar em pé.
Quarta-feira, 28 de julho. Acabo de pintar este paninho de prato. Resolvi postar uma foto, para mostrar uma variação de como fazer as folhas. Fiz os morangos como expliquei na postagem. Nas folhas, usei amarelo limão no lugar de verde pistache.
Risco
Sábado, 31 de julho. Mais um estudo de morango. Mesmas cores do paninho de prato.
.
Risco