quarta-feira, 23 de junho de 2010

Frutas redondas - cereja

Pintar qualquer coisa fica mais fácil, quando se pensa em luz, meio tom e sombra. Este é um estudo básico de formas redondas.

Antes, porém, nunca é demais lembrar que a tinta precisa ser diluída adequadamente. Tinta líquida demais se espalha sem controle e borra o desenho.

Tinta grossa não penetra no tecido. Isso deixa o desenho com falhas, principalmente  quando se faz raminhos de flores e arabescos.

A tinta diluída deve ter a consistência cremosa, como de iogurte. É importante ficar atenta, quando se coloca a tinta no prato. Ela seca rapidamente e perde a consistência ideal. Quando a tinta está diluída adequadamente, pode-se pintar com facilidade, o pincel desliza, a tinta penetra facilmente no tecido e deixa  um aspecto uniforme.

Quando pensamos em uma cereja, logo pensamos em uma frutinha vermelha com um cabinho. Mas se pintamos uma bolinha toda vermelha (vermelho escarlate), o que conseguimos é  uma chapinha vermelha assim:

Fazendo uma sombra nas bordas, com a cor vinho, a chapinha começa a se transformar em uma bolinha.

Para aumentar ainda mais a ideia de que estamos desenhando uma esfera, é preciso mais do que o meio tom (vermelho escarlate) e sombra (vinho). Precisamos destacar a luz. Neste estudo, vou usar amarelo ouro misturado com  marfim para destacar a parte iluminada.
O que é importante, quando estamos começando, é se lembrar de que, em pintura em tecido, é mais fácil escurecer do que clarear uma pintura. Por exemplo, eu pintei com uma camada generosa de amarelo ouro a parte central da bolinha  da foto anterior e não consegui clareá-la. Ficou assim:

Então, o jeito é voltar ao começo e riscar outro círculo.

Agora que já sabemos que é mais fácil escurecer que clarear, entende-se por  que as revistas de passo a passo sempre começam a pintura fazendo a parte iluminada. Neste caso, amarelo ouro com um pouquinho de marfim.

Vermelho escarlate para o meio tom.

Vinho para a sombra, nas bordas.

Com a cor vinho no cantinho do pincel, marcamos o local onde o cabinho da cereja se encaixa.

Um ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados.  Olhando a imagem abaixo dá para perceber como é fácil pintar buracos:  Buraco é um escuro cercado de claro por todos os lados. É bom lembrar disso quando se pinta dobras  de tecido, frestas em madeiras, depressões em gramados...

O brilho foi feito com branco.

O cabinho foi feito com sépia.

Depois iluminei com marfim.


Que tal refazer o exercício com duas cerejas? Vamos lá...


Risco

Luz

Meio tom

Sombra

Luz

Meio tom

Sombra

A cereja da frente projeta sombra sobre a cereja que está atrás.
 

Brilho e marca de onde se encaixa o cabinho.

O galho foi feito com verde oliva, sépia e marfim.


Mais uma cerejinha. Desta vez usei vermelho fogo (luz), vermelho escarlate (meio tom), púrpura (sombra), branco com um tiquinho de azul (brilho). Para o cabinho, usei verde oliva.

 A partir de estudos como este,  pensando em termos de luz, meio tom e sombra, fica mais fácil entender como são pintadas as formas esféricas, como pêssego, limão, tomate...bolinhas de natal...

Também é interessante estudar formas cilíndricas, para ter uma noção básica de como pintar troncos de árvore, copos, garrafas, velas de natal...

Na verdade, o estudo de qualquer forma geométrica é  interessante e amplia nossa percepção para pintar.

Hoje fico por aqui.  =)


8 comentários:

  1. Muito obrigada, risquei um pano de prato com cerejas, e estava procurando um passo a passo para pintá-las e achei aqui. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Cirlene. Obrigada pela visita. =)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gostei muito da sua explicação foi muito detalhada. Tem mais????rsrs vou voltar viu rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eliene

    Tem mais, sim...rsrs... vou compartilhar tudo o que for possível. :D

    Seja bem-vinda. Obrigada pela visita. :))

    ResponderExcluir
  5. Ola Nancy,
    Eu estou começando a pintar em tecidos. E estou com dificuldades para tudo que se refere a luz e sombra. Pesquisando na net sobre o assunto, achei seu blog. Adorei o jeito como vc explica. Dificil encontrar um blog assim. Espero que continue com muitas explicações para ajudar pessoas como eu. Já te adicionei aos meus favoritos e virei sempre lhe visitar. Muito obrigado pela força....Bjs Adriana

    ResponderExcluir
  6. gostei muito destas dicas sei que minhas cerejas ficarão lindas, obrigada.Vilma Teixeira

    ResponderExcluir
  7. Ótimas explicações. Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir