segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como pintar morango




Passeando pelo blog da Susana (saborearte3d.blogspot.com), vi uma gracinha de bolo de morango em forma de casinha. Então me animei a fazer um estudo com morangos.

Materiais: Pincéis nº 10 e 12, pincel redondo nº 3. Tinta para tecido Acrilex,  nas cores: verde oliva, verde pistache, marfim (folhas); vermelho fogo, púrpura, amarelo ouro, marfim, branco, azul caribe (morangos); clareador, verde oliva e azul caribe (fundo).

Primeiro passo: Pincel nº 12. Coloque verde oliva de um lado e marfim do outro. O marfim  ficou manchado pelo verde oliva.

Com o pincel  em pé, faça as folhas com risquinhos de fora para dentro, imitando as nervuras da folha do morango.  Dica: este mesmo modo de colocar tinha no pincel serve para pintar folhas de amora , framboesa e  copa de pinheiro araucária. Se quiser, você também pode fazer as folhas segundo o esquema SL-SL, como explicado no marcador "Como pintar". Esta é só mais uma possibilidade de como pintar folhas de morango.




Depois de prontas, você pode iluminar algumas áreas com marfim, escurecer outras com uma mistura de verde oliva com púrpura, enfim, dê seu toque pessoal, intensificando luzes e sombras.


 Com o pincel nº 10, para este morango, vamos misturar amarelo ouro e vermelho fogo para a área mais clara. Depois é só preencher o risco com vermelho fogo.


Com a cor púrpura, faça a sombra.


Com o pincel nº 3, marque a posição das sementes. Se você observar um morango de verdade, verá que as sementes ficam mais juntinhas e aparentam ser menores nas áreas laterais e na ponta do morango,  assim como parecem mais espaçadas e maiores na área mais "gordinha" da fruta. Ao pintar morangos, distribua as sementes acompanhando o formato da fruta.





Faça as sementes com amarelo ouro. "Descarregue" a tinta do pincel nas sementes maiores e depois leve o pincel para as sementes menores nas laterais.


Faça o brilho somente com branco ou com branco misturado com um pouquinho de azul caribe.


Para o morango do fundo, vermelho fogo (luz), púrpura (sombra e marquinha das sementes), amarelo ouro  (sementes) e branco (brilho). Note que encostei a mão no morango maior e o brilho sumiu em alguns lugares. Pois é, acidentes acontecem. Já vamos consertar isso... Ah, no morango  maior, também fiz alguns pontinhos escuros junto às sementes com um tiquinho de vinho. É um desaforo abrir um pote de tinta por tão pouco, mas eu queria ver como ficaria com essa cor. Se usar a cor vinho, tenha cuidado. Vinho escurece demais, não abuse, ou o morango ficará  com aspecto de machucado ou estragado. O vinho pode ser substituído por vermelho fogo misturado com um tiquinho de verde oliva.


Observe agora o moranguinho começando a amadurecer. A parte verde foi feita com marfim e verde pistache, de cima para baixo. Fiz uma leve sombra nas bordas dessa área com o verde pistache. Com o vermelho fogo, de baixo para cima, fiz a parte mais madura. Cuidado para não esfregar muito. Mescle o lado maduro e o lado verde delicadamente. Com o verde pistache puro, faça as sementinhas.


Vamos nos afastar um pouco para  ver como está ficando?


Finalizando:  Faça as folhinhas (sépalas) dos morangos com verde pinheiro, verde pistache e marfim. Quanto mais longe, menos detalhes, certo? Assim, para as folhinhas do maranguinho menor, misturei apenas verde pistache e marfim. Agora vamos para as flores. Fiz um fundo para as flores com verde oliva diluído em clareador. Usei branco (pétalas) amarelo ouro (miolo) e vermelho fogo com um tiquinho de verde (sombra do miolo). Com a mesma mistura de verde oliva e clareador fiz o fundo verde ao redor das folhas, com cuidado para não esfregar sobre as folhas molhadas, para não borrar. Depois que a pintura secou, diluí o azul caribe em clareador. Passei o azul bem clarinho no fundo todo, inclusive sobre o fundo verde. Reforcei as áreas azuis com o azul menos diluído. Retoquei as flores, retoquei o tamanho das folhas, reforcei luzes e sombras e aqui terminamos mais um exercício.Depois de pronto, tirei o risco para postar.
 

 
Observação: Fiz a pintura sentada, a fim de manusear melhor a luminária e tirar as fotos (usei uma luminária com lâmpada fluorescente). Sentada, o movimento fica "travado" no cotovelo. Em pé, os movimentos fluem a partir do ombro e a distância nos dá uma percepção melhor da área pintada. Eu prefiro pintar em pé.

Quarta-feira, 28 de julho. Acabo de pintar este paninho de prato. Resolvi postar uma foto, para mostrar uma variação de como fazer as folhas. Fiz os morangos como expliquei na postagem. Nas folhas,  usei amarelo limão no lugar de verde pistache.
 

Risco

Sábado, 31 de julho. Mais um estudo de morango. Mesmas cores do paninho de prato.
 
.
Risco
 

23 comentários:

  1. Oi Nanci,adorei seu blog,estou iniciando na pintura e com suas dicas que vou seguir espero melhorar nas minhas.Obrigada por compartilhar.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Neli. Seja bem-vinda. Obrigada pela sua visita. Beijinho. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse PAP dos morangos. Estão perfeitos. Parabéns!!!! Uma boa semana. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Shirley
    Que bom te ver por aqui. Beijo. Uma ótima semana para você também. :)

    ResponderExcluir
  5. Descobri seu blog e fiquei logo sua seguidora achei muito bom os passo a passo,venha me visitar e deixe seu comentário,vai ser importante pra mim.bj

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mônica
    Acabo de chegar do meu passeio pelo seu blog. Um cantinho encantador e aconchegante. Portugal é um país lindo! No verão fica mais bonito ainda, com a animação das minhas amigas portuguesas pelas férias, final do ano letivo... em todos os blogs encontro alegria e cor.
    Fico contente que tenha gostado do passo a passo dos morangos. Estou gostando de dividir meus estudos com outras pessoas. Conheci muitas pessoas encantadoras e artes lindas desde que criei o blog. Estou feliz da vida. :))
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Nanci... quando Deus distribuiu os dons, ele foi generoso com você. PARABENS!!!

    Deus continue te abençoando grandemente, pra você nos abençoar...

    Bjoks

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alta.
    Também acho que Deus foi generoso comigo. Acho que, quando nasci, Ele me disse: "Minha filha, vou colocar no seu caminho pessoas que gostam de ensinar. Seja paciente, não desanime e aprenda o que estiver ao seu alcance, um pouquinho de cada vez." Por isso, quando eu morrer e os Anjos me perguntarem o que fui na vida, só vou ter uma resposta: Fui aprendiz.
    Beijinho, Alta, obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo. :)

    ResponderExcluir
  9. Olá Nanci,
    AMEI seu blog ... suas pinturas são lindasssssssssss ... PARABÉNS!!!
    Já o guardei nos meus favoritos.
    Beijinhossssssssss
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paula
    Obrigada pela visita e pelo incentivo. :)
    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente maravilhosos teus trabalhos!!!!! Parabéns!!!! Bjus

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Rita
    Fique à vontade e volte sempre que quiser. :)

    ResponderExcluir
  13. Esta e a minha primeira de muitas vezes que estarei aqui, estou amando tudo, você deve ser uma pessoa muito especial, de uma simplicidade que ser sentir ao ler o que você escreve.
    Como se já a conhecesse a muito tempo ,muito obrigada por dividir seu talento, seu sabe e um pouco do seu tempo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cleide

    Vi também os comentários que você fez em outras postagens. Obrigada, Cleide, pelo seu carinho e incentivo. Seja bem-vinda ao meu cantinho de estudos :)

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Nancy!
    Obrigada por me visitar e me dar dicas.Eu já salvei o template,mas ainda estou em dúvida,gosto dele assim,mas algumas pessoas me dizem que é melhor estar sempre mudando p/ ñ enjoar,sei ñ! Estou em dúvida.
    E quanto ao problema dos comentários ,já mexi pra lá e pra cá e nada,não mudou.Vou esperar um amigo que entende muito de HTML vir por aquí e ver se descobre,pq disto eu não entendo quase nada,rs.Se vc observar mais alguma coisa errada,por favor me diga ,estou ainda tateando neste mundo blogueiro,kkkk...
    Abração e mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Anália

    Pois é, como eu falei, a aparência do blog é questão de gosto pessoal. Se você gosta como está, então deixa assim. O bom é que agora que você salvou, pode experimentar algum novo e, se não gostar, pode voltar para o anterior.
    Hi, Anália, também sou novata na blogosfera. Tudo é novidade. Só percebi a falha na sua caixa de comentários porque ela não funcionou.
    Beijo. Tomara que você consiga arrumar tudo rapidinho. ;)

    ResponderExcluir
  17. Nanci, gostei muito de seus morangos! parabéns, você pinta muito bem!estou seguindo seu blog!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Edna

    Acabo de visitar seu blog e gostei muito. Irei visitá-la mais vezes. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanci, parabéns pelo seu trabalho. Nunca pintei em tecido, achei que seria facil começar por moranguinhos, vi seu risco, e as suas explicações, não tentei ainda, mas achei um pouco dificil, voce tem algo mais facil para principiantes?
    Grata

    ResponderExcluir
  20. artecroche_@hotmail.com30 de abril de 2013 às 10:48

    lindo me adiciona artecroche

    ResponderExcluir
  21. Olá parabéns pelas dicas e riscos gostei muito

    ResponderExcluir
  22. Olá, Maria da Luz

    Que bom que você gostou. Fico feliz que meus exercícios ajudem outras pessoas. :)

    ResponderExcluir