O primeiro passo é, se possível, ter folhas reais como referência. Quando não é possível, o jeito é improvisar: buscar fotos e todo tipo de folhas semelhantes às de uva. Abasteça sua memória visual com o máximo de informações possíveis, até que consiga fechar os olhos e imaginar folhas de uva com o máximo de detalhes. Eu diria "até que você veja mentalmente tantas folhas, que sinta uma videira saindo pelas suas orelhas", então, sim, você estará pronta(o) para começar a pintar.
Para este estudo, usei tintas da Acrilex, nas cores verde pinheiro, verde pistache, siena e marfim. Pincéis de pelo de porco, nº 12, e pincel redondo, pelo de marta, n° 4. Para o Estudo 2, usei as cores verde oliva, verde pistache, amarelo ouro, marfim e cerâmica.
De tanto ver imagens de folhas de uva, percebi que, quando plenamente desenvolvidas, elas têm cinco nervuras principais. Foi sobre a estrutura dessas cinco nervuras, que fui acrescentando luz e sombra.
As folhas bem novinhas têm formato de coração. À medida em que vão crescendo, tanto as nervuras quanto os recortes das folhas vão ficando mais evidentes.
Estudo 2. As imagens abaixo foram feitas com luz ambiente, num dia ensolarado. As anteriores foram feitas num dia nublado, tão escuro, que a luminária não ajudou muito... Mas, vamos ao que interessa:
As dicas a seguir servem não só para folhas de uva, mas para todo tipo de folhas. Depois de fazer o exercício para entender-lhes a forma geral (como aquele da postagem "Como pintar folhas"), procure observar detalhes: Como são as bordas da folha? Qual a posição das nervuras? (Você pode não pintar as nervuras, mas é importante saber onde elas estão.) Elas são retas ou curvas? Em relação às nervuras, onde se posicionam as áreas de luz e sombra? Como luz e sombra se posicionam nas bordas da folha? Faça estas perguntas a si mesma(o) antes de pintar. Quanto mais detalhes conseguir visualizar, a cada pintura o resultado de seu trabalho será melhor.
Não se preocupe se as folhas não ficaram tão perfeitas quanto você gostaria. O importante é que foi dado o primeiro passo, o próximo será reforçar o aprendizado e acrescentar ao estudo o elemento principal, as uvas!!! :)
Domingo, 21 de agosto de 2010. Mais um exercício e este é, com certeza, o jeito mais simples dos que testei para pintar folha de uva. Faça a sombra nas bordas e ilumine o centro da folha. Faça nervuras com o pincel redondo. Se quiser, desenhe as bordas com um pincel redondo, pelo de marta. Isso ajuda a visualizar as bordas da folha. Cubra o risco quando pintar as bordas com as cores usadas para sombra.
Cores: verde oliva, verde pistache, amarelo limão, marfim e uma pitadinha de cerâmica misturada ao verde oliva (folha verde); cerâmica, marfim e verde pistache para a folha avermelhada da imagem 1; cerâmica amarelo ouro e marfim para a folha avermelhada da imagem 2 ( ao cerâmica misturei uma pitadinha de verde oliva).
Domingo, 21 de agosto de 2010. Mais um exercício e este é, com certeza, o jeito mais simples dos que testei para pintar folha de uva. Faça a sombra nas bordas e ilumine o centro da folha. Faça nervuras com o pincel redondo. Se quiser, desenhe as bordas com um pincel redondo, pelo de marta. Isso ajuda a visualizar as bordas da folha. Cubra o risco quando pintar as bordas com as cores usadas para sombra.
Cores: verde oliva, verde pistache, amarelo limão, marfim e uma pitadinha de cerâmica misturada ao verde oliva (folha verde); cerâmica, marfim e verde pistache para a folha avermelhada da imagem 1; cerâmica amarelo ouro e marfim para a folha avermelhada da imagem 2 ( ao cerâmica misturei uma pitadinha de verde oliva).
Imagem 1
Imagem 2
.
Olá amiga ,obrigado ajuda muito a se aperfeiçoar,e como você diz ,cada vez fica melhor o resultado.gostaria que você publicasse as rosas,acho muito dificil ou melhor não sei pintar.bj
ResponderExcluirOi, Mônica
ResponderExcluirEu não sei quando vou chegar ao estudo de rosas. Você vai encontrar muitos passo a passos e instruções interessantes no blog da Cláudia.
http://arteempinturaemtecido.blogspot.com
Pode conferir. Tenho certeza de que você vai gostar. :)
oi linda mais adoro seu passo passo,esse jeito q vc tem de nos passa dica e show beijoka fica com Deus.
ResponderExcluirse nao for perdi muito vc tem dica de como pinta abacaxi,ainda nao sei obrigaduuu bjs
ResponderExcluirAgradeço sua visita ao meu blog e sua opinião é sempre importante pra mim, já que é uma profissional. E quanto a pintura da folhas de uvas nossa é muito interessante pq até hoje não tinha encontrado ainda um passo a passo pra pintá-las. Continue com essas sua dicas maravilhosas, nós seguidoras agradecemos. bjs.
ResponderExcluirOlá, Del
ResponderExcluirSó pintei abacaxi em tela, o que é bem diferente de pintar em tecido. Mas posso te indicar uma revista da Bia Moreira: A revista nº 08, Ano II de 1999. Tem um passo a passo de abacaxi bem legal. Eu sei que o site da Bia está sendo atualizado, mas você pode fazer o pedido da revista pelo telefone: (43) 3345-2727
Obrigada pela visita.
Bjos
Oi, Vandinha
ResponderExcluirGostei mesmo dos copos de leite. Para quem começou a pintar há alguns meses, você está progredindo rápido. Fico bem contente.
Profissional???!!! hihihi... De profissional em pintura não tenho nada... Minha profissão é bem outra, nada a ver com pintura. Pintura é um passatempo maravilhoso, só isso. :)
Eu também nunca vi um passo a passo de folhas de uva. Agora sei o motivo: é preciso exercitar bastante a percepção visual para entender as formas dessa folha. Não tem uma "regra geral". Estou procurando uma forma de simplificar a pintura da folha... Vou colocando aqui os resultados dessas tentativas.
Beijinho :)
Olá.
ResponderExcluirAcabei de conhecer seu blog e quero dar-lhe os parabens,pois gostei imenso da maneira como ensina a pintar,é sempre uma valiosa ajuda para quem anda a aprender a pintar.
Aqui deixo o meu agradecimento pela partilha.
Votos de muitas bençãos em sua vida e um apertado abraço, desta seguidora.
ISA
Olá, Isabel
ResponderExcluirObrigada pela sua visita e pelas palavras de carinho. Seja bem-vinda :)
Nanci, sou muito novata na pintura, coisa de 20 dias! Na verdade, sempre gostei, só não tinha coragem para começar e tb me faltava tempo; é filho, marido a vida, enfim. Fico olhando suas dicas e você faz parecer tudo tão simples, é muito gratificante e tenho me aninado muito com suas dicas, fico olhando e aprendendo! Tem sido para mim muito importante, estou atenta a tudo como uma boa aluna! Muito obrigada por tudo! Bjs.
ResponderExcluirOlá, Cleide
ResponderExcluirQuando comecei, eu também tinha pouco tempo e levava horas para pintar um motivo bem simples. Sem contar que tinha medo de errar e estragar tudo, o que me deixava ansiosa. Foi preciso tempo, paciência e perseverança. Mais que isso, foi preciso parar de comparar a minha pintura com a de outras de pessoas e começar a comparar o que eu fazia antes (que era nada) com o que eu faço agora (que é o que sei fazer) para não me preocupar com os erros a ponto de ficar "arrasada", nem supervalorizar meus acertos a ponto de me achar "grande coisa".
Os erros acontecem, os acertos vêm com o tempo, mas o prazer de estar ali, pintando, como se não existisse nem antes nem depois, esse momento é mágico, é do que eu mais gosto nas minhas pinturas. Acho que por isso, mais do qualquer coisa, é que a minha pintura parece simples, como você disse. Pintar um quadro bonito é bom, mas eu sinto mais prazer enquanto estou pintando, do que depois que o quadro ficou pronto.
Desejo todo sucesso do mundo para você, Cleide.
Bjos
Passei para desejar uma excelente semana! E gostei imenso deste novo trabalho! Parabéns e mais uma vez obrigada por partilhar connosco os seus trabalhos!
ResponderExcluirCom os melhores cumprimentos,
Telma Henriques
www.artrock-telma.blogspot.com
Olá, Telma
ResponderExcluirObrigada pela visita. Uma linda semana para você também. :))
Beijo
Nanci, obrigada pelo carinho e pela motivação! Seu trabalho inspira todas nós! Beijos e uma ótima semana!
ResponderExcluirBeijos, Cleide. Uma ótima semana para você também. Uma ótima semana para todos! :))
ResponderExcluirOlá! Fico muito contente que tenha gostado dos meus brincos ;) Muito obrigada pela visita e comentário, bem como pelo desejo de uma boa semana ;)
ResponderExcluirAtentamente,
Telma Henriques
www.artrock-telma.blogspot.com
Olá Nanci obrigado pelo seu comentário em meu blog sobre o meu banheiro , você tocou no ponto certo ,eu postei aquelas fotos ,para que vissem os meus trabalhos de pintura e tb meu bom gosto na decoração,obrigado
ResponderExcluiroi linda obrigado pela visita
ResponderExcluirestou aqui apreciando seu blog e lindo
suas pinturas tb
volte sempre bjs
Olá amiga!
ResponderExcluirQue blog mais maravilhoso!Adorei as dicas.Gostei das explicações.Já estou te seguindo.
abraços querida
Olá, Mônica
ResponderExcluirSem dúvida você tem bom gosto. Um ambiente bonito é um prazer para os olhos, mas quando colocamos nele nossa criatividade, ele se torna mais do que um ambiente bonito, ele se torna o "nosso" ambiente, ele se enche de vida e passa a ter uma atmosfera singular, única. Você soube valorizar muito bem o seu ambiente. Gostei muito.
Bjos
Olá, Elza
ResponderExcluirContinuo apaixonada por aquele casaquinho. Todos os seus trabalhos são lindos. Vi que mudou o endereço
http://elzaartes.blogspot.com
Preciso colocar este junto com o outro, nos meus links favoritos. :)
Bjos
Oi, Telma
ResponderExcluirVenha sempre que quiser, amiga. Você é uma menina muito talentosa e tudo em você transborda alegria e jovialidade. Gosto muito de visitar seu blog, também. :)
Beijos
Olá, Graça
ResponderExcluirSeja bem-vinda.
Acabei de chegar do seu blog. Você pinta para muito bem.
E vou voltar lá agora mesmo e me inscrever como sua seguidora. Imagina se vou perder as novidades que você cria? Nem pensar...
Beijoca
Muito bom seu blog,parabéns.
ResponderExcluirVou indicar seu blog no meu se permitir,bjssss
Olá, Cristina
ResponderExcluirObrigada pela visita. Não precisa permissão para citar meu blog. Fico lisonjeada. :)Quando me pedem algo que não tenho no blog, se tenho alguma referência interessante de revistas, blogs ou sites, eu indico. Entendo a indicação como um sinal de admiração e reconhecimento pelo trabalho do colega.
Se achar que meu blog merece sua indicação, eu agradeço.
Beijos
Nanci, vim retribuir sua visita e... nossa!!! Que surpresa ótima! Seu blog é maravilhoso!!! Parabéns! Gosto muito de pintura em tecido, mas estou afastada há algum tempo. Vou voltar a pintar logo, se Deus quiser! Continue assim, pintando e dividindo seus conhecimentos.
ResponderExcluirBelo dom você tem. Um abraço.
Oi, Sandra. Também gostei do seu blog. Enquanto estou trabalhando, para descansar um pouco eu dou umas voltinhas por blogs...rsrsr...
ResponderExcluirQue bom que conheci seu cantinho de arte. :)
Brilhante PAP, adorei todos os pormenores e da proxima vou concerteza conseguir fazer um pouco melhor as minhas folhas, muito obrigado. Beijão
ResponderExcluirOi, Carla.
ResponderExcluirQue bom receber sua visita. Já estive no seu blog e vi o lagarto. Lindo,lindo...
Beijos
Olá!!! amei tudo que vc pintou, inclusive os PAP's, muito bem explicados. Vc vende apostilas de pintura para iniciantes? em caso positivo entre por favor em contato comigo, fiquei muito interessada. (vera_lu_abreu@hotmail.com). bjs.
ResponderExcluirOi, Verlua
ResponderExcluirNão vendo apostilas. Os passo a passos que estou postando são só estudos. Assim eu vou "guardando" meus exercícios e aproveito para ajudar quem me visita. Mas não tenho apostila, não.
Obrigada pela sua visita. Beijo :)
Querida muito obrigada ,pela dica do blog segui direitinho e deu certo!!!!obrigada pela visita volte sempre!!!
ResponderExcluiroi!!!!!amei seus trabalhos!!!aprendi mt com as dicas!!!bjssss!!!!
ResponderExcluirOi, Telma
ResponderExcluirQue bom que você gostou. Obrigada pela visita. :)
Olá, tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho e por ajudar quem está começando. São muito lindos. Abraços!!!
ResponderExcluiramei assas dicas pois adoro pinturas em tecido .
ResponderExcluirMuito bem explicado. Obrigado por nós transmitir os seus conhecimentos.
ResponderExcluir