A novidade é que meu marido fez uma marquinha para as imagens do blog. Estou feliz da vida. Tão linda! Adorei! =D
Bom, vamos para o estudo: Para este passo a passo, usei pincéis da Tigre, ref. 815 (cabo amarelo), nº 12, 10 e 2; pincel redondo, da Acrilex, ref. 062, nº0.
Tintas Acrilex, nas cores:
Vermelho vivo, amarelo ouro, amarelo limão, jacarandá, preto, branco (flor vermelha);
Azul turquesa, azul marinho, amarelo limão, branco e preto (flor azul e botão);
Verde pinheiro, amarelo ouro e branco (sépalas e caule do botão);
Amarelo ouro, laranja, jacarandá, branco, preto (flor amarela);
Verde pinheiro, sépia e jacarandá (fundo mais escuro, entre as flores); verde pinheiro e jacarandá para as áreas mais claras do fundo;
Miosótis em branco, miolinho em amarelo ouro com sombra em jacarandá;
Verde pinheiro, jacarandá, amarelo ouro e branco (folhas).
O espaço que eu tinha era quadrado, então procurei um risco que coubesse em 20x20 cm. Como não achei, desenhei o risco da seguinte maneira: O amor perfeito tem cinco pétalas. As linhas que aparecem na imagem abaixo são uma referência para marcar o centro de cada pétala. Desta forma, é possível estabelecer aproximadamente o tamanho da flor.
Ao redor de cada linha, fiz o esboço da pétala. Para corrigir alguns traços, usei uma borracha Limpa Tipo, da Faber Castell. É uma borracha cinza, que parece massinha de modelar.
O risco final ficou assim. Eu pensei em fazer o amor perfeito amarelo de lado, como no esboço, mas depois mudei de ideia.
Comecei pela flor vermelha. Fiz o miolinho com amarelo limão (na flor amarela, usei laranja). Fiz a área vermelha, levando o pincel de dentro para fora e, com amarelo ouro, fiz as pontas das pétalas, de fora para dentro. Depois, com a cor jacarandá e pincel redondo nº 0, fiz as estrias escuras. Sobre o jacarandá, em risquinhos mais curtos, usei o preto.
Na segunda imagem, veja que deixei o espaço em branco de propósito, porque é onde se encaixa o "telhado de casinha" branco, característico do amor perfeito. Se a gente pinta esta área com a cor da flor, é mais difícil depois conseguir que fique bem branquinho e destacado.
Só depois de haver feito este e outro exercício é que me dei conta de que este "telhadinho branco" faz parte das duas pétalas laterais. Por isso é importante ter um exemplar real por perto (eu não tinha). Com certeza, saber disso me dará uma compreensão melhor do formato da flor em próximas pinturas.
Aqui está a flor pronta. Repare que, abaixo do "telhadinho branco" fiz uma sombra em preto. Também reforcei as sombras nas laterais com jacarandá, para deixar a pétala principal mais côncava.
Para as flores azul e amarela, segui a mesma sequência, apenas com outras cores. Pincelei com a cor escura de dentro para fora. Não lavei o pincel, só limpei no pano e peguei a cor mais clara, pincelando de fora para dentro. Veja na foto abaixo o aspecto do pincel, que está com branco na ponta e azul na área próxima à virola (a parte de metal). Usar uma cor com restinhos de outra no pincel proporciona uma passagem suave entre as duas cores. Fiz a mesma coisa com o vermelho e o amarelo, na flor vermelha, e com amarelo e o branco, na flor amarela.
Na pétala principal, pincelei com a cor azul de dentro para fora e fiz as marquinhas azuis nas bordas, com leves toques do pincel, direcionando-o de fora para dentro.
As dobras das pétalas seguem o princípio de sombra e luz, como nas folhas (ver postagem "Como pintar folhas").
Para pintar as folhas, fiz as áreas de sombra (verde pinheiro misturado a um pouquinho de jacarandá), depois pintei as áreas de meio tom (amarelo ouro misturado ao verde pinheiro) e acrescentei luz (branco).
Para a folha clarinha não usei amarelo ouro, somente restinhos de tinta da pintura do fundo para fazer as sombras e branco para a luz.
Para a folha clarinha não usei amarelo ouro, somente restinhos de tinta da pintura do fundo para fazer as sombras e branco para a luz.
Para ver a sequência completa de fotos da pintura, clique no link:
Youtube - passo a passo - amor perfeito
No exercício abaixo, também fiz o risco no tecido, como no passo a passo. Experimentei o branco metálico, da Acrilex, misturado às cores das flores. Gostei do efeito brilhante. Acho que deve ficar bonito em toalhas de banho e peças para lavabo. Usei os mesmos pincéis do passo a passo, com as seguintes cores:
Youtube - passo a passo - amor perfeito
No exercício abaixo, também fiz o risco no tecido, como no passo a passo. Experimentei o branco metálico, da Acrilex, misturado às cores das flores. Gostei do efeito brilhante. Acho que deve ficar bonito em toalhas de banho e peças para lavabo. Usei os mesmos pincéis do passo a passo, com as seguintes cores:
Branco metálico, branco, azul turquesa, violeta cobalto, amarelo limão, azul marinho e preto (flores);
Verde oliva, verde pistache, amarelo limão e branco (folhas);
Verde oliva, sépia, cinza lunar e branco (fundo).
.Sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Uma dica de passo a passo para princicipantes está no link abaixo. É um passo a passo simples e o resultado é muito gracioso.
http://www.betharte.com/2007/11/03/pintura-em-tecido-passo-a-passo-amor-perfeito/
Terça-feira, 19 de outubro de 2010
Este risco foi um presente da Anália, do blog Art'sAnalia. Achei um presente lindo. Obrigada, Anália. :D
Dei uma mexidinha no risco.
Guia de cores:
Flores e botões: Vermelho vivo, laranja, amarelo ouro, amarelo limão, vinho, púrpura, preto e marfim.
Folhas: Verde pinheiro, verde oliva, marfim.
Miosótis: Azul turquesa, púrpura e branco (miolinhos em amarelo ouro)
Para pegar o risco, é só clicar aqui e ir para o blog da Anália: Risco do amor perfeito
.
Olá Nanci,
ResponderExcluirSeu amor perfeito está muito lindooooooooooo...
ADORO os seus "passo a passo"
Obrigada pelo seu carinho...
Tenha um EXCELENTE dia.
Beijokitasssssssss e fique com Deus.
Paula
http://nanadiartes.blogspot.com/
Obrigada pela visita, Paula. Beijão para você.
ResponderExcluirNanci!
ResponderExcluirBom dia , amiga!!!
Eu amei! Amei!!!!!!
Vc consegui captar a beleza e a perfeição dessas flores , como nunca vi , eu adoro o efeito aquarelado das suas pinturas...fora o bom gosto q vc tem para as cores, parabéns , está lindíssimo e ajudará muita gente!
E a sua marquinha , está fofa demais! Adorei , vc merece!
" Fica sempre um pouquinho de perfume , nas mãos que oferecem rosas"...perfeito pra vc!
Grande beijo...fique com Deus!
Olá Nanci
ResponderExcluirAntes demais obrigada pela visita ao meu blog e pelos elogios ...fiquei até corada!!!
Eu já conhecia o seu através da Turma do pincel ..também faço parte .
Me identifiquei um pouco com o seu perfil porque também comecei a pintar tarde e como é uma paixão vou buscando na net tudo que possa me ajudar a aprende mais ..
Adoro o seus paps ..e este vai me ser bastante útil porque eu nunca pintei amores perfeitos mas com esta ajuda acho que vou conseguir .
bjs e boa semana
OLÁ NANCI BOA TARDE OBRIGADA O PAP ESTÁ MARAVILHOSO, BEIJOS GRANDES E MUITAS FELICIDADES.
ResponderExcluirOlha que este maridão está nota dez!A marquinha ficou liiiinda!Agora seu trabalho ficará personalizado.
ResponderExcluirParabéns pelos PAP,serão grande ajuda para quem tem dúvidas.bjos
Oi Nanci,adorei o PAP,já anotei algumas dicas,obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirQto ao trabalho da minha prima Rute ela vende rapidinho mesmo,pois é muito caprichosa.Obrigada pelo comentario.Bjs.
Olá Nanci!
ResponderExcluirOutro passo a passo ótimo!O amor perfeito ficou lindo!Abraços querida e início de uma semana com muita paz,saúde e muita disposição.
Oi, Cláudia. Sou fã do seu blog e do seu trabalho. Que bom que você gostou. :D Ih, menina, estou boba de tudo com esta marquinha. Meu marido é muiiiito fofo...
ResponderExcluirOi, Dina. Oi, Rosa. Oi, Turma do Pincel! Eh, povo feliz este. Que bom ter encontrado os blogs de vocês. E da Geruza também. Já sou seguidora. :D
Oi, Ângela. Mais que nota dez, maridão nota mil. Depois desta, ele está com crédito ilimitado com a patroa. :D
Pois é, Neli, eu acredito mesmo que os tapetes da Rute não esquentem lugar na feira, pois lindos do jeito que são, mal chegam, lá se vão...enfeitar a casa de quem tem bom gosto.
Oi, Graça. Sua visita é sempre agradável. Eu digo que o seu blog é de fada. Quando passo por lá, gosto de ver seus trabalhos e aproveito para tomar banho de estrelinhas daquele seu "mouse-varinha" de condão.
Obrigada, por todo esse carinho, gente.
Beijos
Nanci
Ola Nanci, esta muito bem explicado esse passo a passo, adorei, parabens.
ResponderExcluirOlá, Edna
ResponderExcluirGostei muito do seu blog. Aquela colcha colorida está linda, linda. Amei.
Beijo
Nanci
Permita-me de chama de amiga Nanci, você é muito boa. Parabéns! Sua pintura adivinha-se a vibração e o sentimento que lhe vai à alma que nos transmitir toda a sua sensibilidade, força e delicadeza. À medida que vejo as suas pinturas, melhor compreendo. Na simplificação de sua técnica, cria uma cumplicidade, tenho o prazer de dizer-lhe tecer elogio, abraços fraternos.
ResponderExcluirOlá, Cleide
ResponderExcluirQue mensagem linda para se ler logo cedo. Quanto carinho, minha amiga. Obrigada! :)
Que você tenha um lindo dia, com muita paz!
Olá Nanci, vim aqui agradecer seu recadinho e dar uma passeada pelo seu blog... Obrigado pelo carinho! saiba que eu adoro visitar seu blog, admiro MUITO os seus trabalhos e seus passo-a-passo... pois como estou aprendendo, eles me ajudam muito. Fico de boca aberta ao ver seus trabalhos.. simplesmente divinos! essas flores de amor perfeito, nunca ví tão perfeitas!
ResponderExcluirQue Deus continue guiando suas mãos pelo caminho da pintura para que você possa contenplar nossos olhos com toda essa beleza que você nos proporciona...
Tenha uma Ótima Noite!
Beijos!
Oi, Júlio
ResponderExcluirObrigada, Júlio. :D Você tem talento e capricha nas suas pinturas. Eu gosto. De vez em quando te visito. :)
Oi Nanci! olha eu mais uma vez aqui.. rsrs
ResponderExcluirVim agradecer novamente o recado que vc deixou lá no blog, e dizer que já postei a imagem de novo.. pois vc disse que não estava aparecendo.. Obrigado por me avisar! ;]
Beijos e ótima Tarde pra tí!
Nanci,passei para conhecer seu blog e agradecer a visita,e seu comentario carinhoso!Fiquei muito feliz!Vou te add a minha lista,adorei td aqui!Suas dicas e sua pintura.Parabens!!
ResponderExcluirbj,Marcia.
Oi, Júlio
ResponderExcluirJá visitei seu blog e já voltei. Uma gracinha seus Papai e Mamãe Noel. E vou repetir aqui o que disse lá: Menino, como você está progredindo rápido. Que maravilha!
Márcia e Marilda
ResponderExcluirOlá, Márcia e Marilda. Em termos de requinte e arte, o trabalho de vocês é um show. Visitar o blog de vocês é sempre um deslumbramento só. Adoro. :D
Oi Nanci, acabei de ver seu recado rsrs
ResponderExcluirvim correndo aqui pra agradecer.. Obrigado pelo recado tão carinhoso que voce deichou lá... Fiqueei feliz com o que vc escreveu! é muito bom ver que alguém está notando o nosso esforço e vontade de fazer cada vez melhor!
Procuro melhorar cada vez mais!
Tenha uma Ótima Tarde !
Beijos !
Oi, Júlio
ResponderExcluirBom te ver por aqui outra vez. A sua dedicação se reflete no resultado do seu trabalho. Eu fico feliz da vida por você e te desejo todo sucesso do mundo. :D
Olá!
ResponderExcluirBom dia.
Muito útil seu pap,eu adoro pintar amores perfeitos,eles são tão belos na natureza que não resito a transportá-los para a pintura.
Agradeço a visita e aproveito para lhe desejar bom fim de semana.
Bjs
Olá, Isabel. Eu também gosto desta florzinha. Há de tantas cores e ficam tão graciosas em qualquer peça, que volta e meia estou pintando amores perfeitos.
ResponderExcluirUm ótimo final de semana para você também. :D
Boa tarde Nanci!
ResponderExcluirSeus amores perfeitos estão maravilhosos.
Tenho aprendido muito com vc e recomendado seu blog para quem esta aprendendo,obrigada por dividir seu conhecimento conosco,parabens!
Nanci, boa tarde.
ResponderExcluirEstou encantada com seus trabalhos, e a perfeição que vc imprime a suas pinturas, tornando-as quase que reais.
Parabéns, e que Deus continue te abençoando com esse dom maravilhoso!
Beijos
Olá Nanci!
ResponderExcluirParabéns, são lindos seus trabalhos e esse pap muito interessante e nos ajuda muito.Tenha uma abençoada semana.
Beijos
Vitória