terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pintura em tecido - Fralda Cachorrinho


.

 Pincéis Tigre, ref. 815, nº 10, pincel  redondo Acrilex, ref. 056, nº 12 e 0.

Tintas acrilex e Corfix (da Corfix usei branco metálico e ouro), nas cores:
Branco, branco metálico, siena natural, ouro, cerâmica, sépia (cachorrinho e passarinho);
Azul marinho, preto, branco (olhos e focinho do cachorrinho);
Cerâmica, púrpura (boca);
Branco, azul caribe (fita);
Verde oliva, sépia,branco (gramado)
Amarelo ouro, púrpura, branco (flores no gramado)
Púrpura, branco, verde oliva (rosa no bico do passarinho)

Fiz as manchas escuras e as manchas mais claras vizinhas com o pincel nº 10. Com o pincel redondo, nº12, sobre o fundo escuro  fiz as luzes com cores mais claras (siena natural e ouro sobre fundo em sépia e cerâmica; branco misturado ao branco metálico sobre fundo em siena natural ). O mesmo para o passarinho, mas usei apenas os pincéis redondos. Só usei o pincel nº 0 para os detalhes bem pequenos. Usei mais os pincéis maiores.

A pintura não ficou igual ao risco, porque me empolguei com as orelhas e cobri o lugar onde deveria ficar a flor. O jeito foi fazer outra flor no lugar, então fiz uma rosinha virada para baixo.
O que eu gostei deste tipo de pintura foi a liberdade de pintar sem seguir o risco. Quando se pinta um rostinho, por exemplo, é preciso ter muito mais cuidado com as bordas e os detalhes.
As tintas metálicas misturadas a outras tintas dão um toque especial, muito bonito à pintura.


Bico de crochê: linha Cléa 1000, cor 9490.

10 comentários:

  1. Oi amada!
    Obrigada pela visita e pelo comentario!
    Sempre que eu tiver riscos assim quedriculados postarei especialmente para vc.Pensei que so eu gostasse deles,rs...
    Volte sempre para me visitar.
    Esse cachorrinho esta muito lindo,sua rosinha ficou muito mais bonita com certeza.Eu tenho esta mania de mudar os riscos tambem,as vezes por nao conseguir pintar do jeito que esta e as vezes pq acho melhor do meu jeito mesmo,rs
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anália

    Eu também pensei que só eu gostasse de gráficos quadriculados...rsrs.

    Beijo. :D

    ResponderExcluir
  3. Oi! Que pessoa legal que encontrei! Eu também gosto muito de pintar. Preciso de ajuda por isso é que encontrei o seu lindo blog. Já pintei em tecido um barco no mar...} só que ficou com muita tinta e o tecido ficou duro... quero pintar em uma camiseta para presentear uma grande amiga, você pode me ajudar?
    Abraço
    Iza

    ResponderExcluir
  4. Oi, Iza

    Acho que todo mundo que pinta em tecido algum dia já usou tinta demais... o resultado você já descobriu qual é... Mas é assim mesmo, essas coisas acontecem... Agora você sabe que, para esse tipo de tecido, precisa diluir mais a tinta, arquive essa experiência no seu diário de pintura e toque adiante...

    Respondendo à sua pergunta, faz muito tempo que não pinto camisetas. Quando você fala em camisetas, eu logo penso em camisetas de malha de algodão. O que eu faria se fosse pintar hoje alguma coisa em malha? Com certeza faria um teste em um pedaço de tecido semelhante, como uma camiseta velha, ou compraria um pedaço de malha, para testar a diluição da tinta e a escolha dos pincéis. Também ficaria atenta à colocação da malha na tábua. Cuidaria para acomodar a camiseta sobre a tábua o mais natural possível. Como a malha é um tecido que cede com facilidade, na ânsia de que o tecido fique bem colado, é fácil a gente esticá-lo mais do que o necessário. Quando se retira o tecido da tábua é que se percebe a malha volta ao normal e a pintura ficou deformada na região que esticamos.

    E se a camiseta fosse material sintético? Com certeza usaria pincéis de cerdas sintéticas (os de cabo azul), ref. 433 ou 434, da linha Pinctore, da Tigre. A numeração do pincel depende dos detalhes do desenho: numeração alta para áreas maiores e baixa para os detalhes. Eu raramente uso pincéis acima do nº14.
    Para pintar tecidos de algodão, eu diluo a tinta em água, mas para tecidos sintéticos eu diluo a tinta em clareador para seda, da Acrilex.

    Bom, espero ter ajudado. Boa sorte com a sua pintura. :)

    Beijo

    Nanci

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanci, você é mesmo especial!
    Agradeço pela ajuda. Vou pintar em camiseta de malha de algodão... primeiro vou pintar em uma camiseta velha...
    Quando terminar a pintura te conto
    Beijo
    Iza

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Iza

    Vou ficar na torcida. Estou curiosa para saber o resultado. Vou esperar que você me conte. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanci, tudo bem? Eu ainda não postei no meu blog fotos das pinturas que fiz depois das suas dicas... mas tenho algumas fotos! ecidiaiza.blogspot.com
    Por favor veja as minhas pinturas e deixe o seu comentario.
    Tudo de bom
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eciza

    Vou te visitar, sim. Eu acho que pintar é muiiiito bom e sempre gosto dos trabalhos das outras pessoas, porque sempre aprendo alguma coisa, mesmo com quem está pintando pela primeira vez. Raramente faço comentário do que precisa ser corrigido numa pintura, porque eu me interesso em aprender com ela o que ela acertou, não o que ela errou. Por isso eu também não ligo muito para os meus próprios erros, eu os reconheço e toco adiante, corrijo na próxima pintura. O mais importante é que houve um tempo em que eu não pintava nada, então eu comecei a pintar e foi bom, mesmo fazendo uva que todo mundo achava que era ameixa. No ano seguinte eu pintei melhor que no ano anterior e no outro ano pintei melhor que no dos dois anteriores e assim por diante. Este ano eu pinto melhor que no ano passado e provavelmente no final do ano que vem eu vou ter aprendido uma porção e coisas e vou pintar melhor que neste ano... e assim espero que aconteça até eu ficar bem velhinha... :D

    Beijo, Eciza :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanci, obrigada pelas palavras
    Beijos
    Ecidia iza

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanci, já postei as pinturas no meu blog.
    Você me deu uma grande ajuda.
    Um grande abraço de agradecimento
    Tudo de bom
    Ecidia Iza

    ResponderExcluir