quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fraldinha - bebê com balões

 .
 .
O risco é da revista Coleção Suzy - Pintura em tecido - Fraldas, 03. Amei essa coleção. =D

O que eu modifiquei. Ampliei o risco. Esta pintura tem 26cm do topo do balão mais alto à parte mais baixa do tecido que envolve o bebê. Esta é a maior pintura que já fiz em fralda. Pensei que fosse ficar grande demais em relação ao tamanho da fralda, mas ficou bom. A fralda tem aproximadamente 70x70 cm (uma fralda Cremer). Uso fraldas Cremer luxo, porque têm 52 fios por cm quadrado, enquanto a fralda Cremer especial só tem 32.
Nesta imagem pode-se ver a proporção do desenho em relação ao tamanho da fralda dobrada em quatro.
 .
Quanto aos pincéis e tintas, nas fraldas, uso pincéis sem lixar na pintura em geral, porque carregam mais tinta. Uso pincéis lixados para o contorno de áreas grandes, como os balões e o tecido,  e o pincel redondo, de pelo de marta, número 0, para os detalhes e contornos do bebê. O tamanho dos pincéis que usei variaram do 02 ao 12. Mas você pode usar números maiores. Cada pessoa precisa descobrir com que tamanho de pincel se sente confortável para pintar cada área. Se você é principiante, faça testes e verifique a largura do traço das diversas numerações. Eu coloco os pincéis num vidro e vou escolhendo a olho aquele que eu acho que tem a largura adequada. Só anoto a numeração quando pretendo postar a pintura.
.
Guia de cores.
Fundo: verde glacial
Balões: Clareador misturado ao branco metálico. Nessa mistura, fui acrescentando as cores dos balões: azul caribe, para as áreas claras, azul turquesa e azul ultramar nas áreas escuras. Fiz algumas áreas com outras cores. Achei que tudo azul ficaria monótono, então usei, em algumas áreas dos balões: amarelo limão, verde musgo (que acabou ficando quase da mesma cor do amarelo limão) quando misturado ao clareador com branco metálico; laranja, lilás, rosa escuro. Brilho com a tinta branca pura, sem clareador.
Na verdade, eu fui escolhendo as cores ao acaso. Dica: não esfregue as áreas coloridas para mesclá-las com o azul que está ao redor. Por exemplo, se você mesclar o laranja com o azul, deixará áreas marrons nos balões, o que dará a impressão de "sujo".
Fios que prendem os balões: vermelho escarlate.
Tecido e laço: Não usei mais o branco metálico, só os tons de azul (caribe, turquesa e ultramar), lilás e branco misturados ao clareador.
Bebê:  Todas as cores misturadas com clareador, menos os contornos, que fiz com cores puras. Amarelo pele com branco (cor da pele), siena natural (sombras no rostinho e pezinhos). O amarelo pele que usei é da Corfix, um pouco mais cor-de-rosa que o amarelo pele da Acrilex.  Sépia para os contorno dos olhos, sobrancelhas e narinas. Siena natural e cerâmica para a boca. Um tiquinho, quase nada de vermelho escarlate para o rosado das bochechas. Olhos: branco, siena natural (íris), azul marinho (pupilas e brilho em branco). Cabelos: fiz um fundo com siena natural misturado ao clareador. Sobre esse fundo fiz traços com sépia, cerâmica e siena natural sem clareador.
Dica: No caso de bebês do sexo masculino e bonequinhos,  geralmente não faço os cílios. Os cílios dão um arzinho mais feminino à pintura e os pinto quando faço meninas.

No risco, os balões são bem redondinhos, mas na pintura ficaram ovais. Então, cuidado, cuidado e mais cuidado ao colocar a fralda sobre a prancheta com cola. Não estique o tecido, ou a pintura poderá ficar deformada.

Se desejar mais dicas, clique nos links abaixo, para  ver outras postagens do blog:

Como pintar motivos infantis
.
Como copiar riscos sem usar papel carbono
.
Fraldinhas
.

Um comentário: