quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como pintar folhas

Às vezes, a gente pega um risco da intenet ou de uma revista e não sabe como pintar as folhas.Eu faço assim:
Tintas da Acrilex: Sombra (verde oliva e sépia), luz (amarelo limão e mafim), clareador para diluir a tinta e fazer a folha que está mais distante.


Risco

Para pintar, alguns detalhes fazem a diferença: Mantenha o pincel em pé, tinta de um só lado do pincel, não faça a nervura até o final da folha.

Pinte como se estivesse penteando a folha, fazendo a sombra em um dos lados da nervura, com verde oliva misturado com um pouquinho de sépia, pintando de dentro para fora.


Volte fazendo a sombra de cima para baixo, "penteando" a folha de fora para dentro.

Visualize com atenção este esboço e memorize o esquema: SL-SL (sombra, luz, sombra luz).

Agora podemos prencher as áreas de luz, "penteando" a folha de dentro para fora.

 E de fora para dentro, começando pela ponta da folha.

E como pintar duas folhas?

Começando pela folha que está atrás, faça o mesmo esquema. Nervura, sombra que sobe, sombra que desce, luz que sobe a partir da nervura, luz que desce em direção à nervura. Note que a folha pronta apresenta o esquema Sombra - Luz - Sombra - Luz (SL-SL).

Para a folha que está em primeiro plano, siga o esquema SL-SL.

E se fossem três folhas? Sem problemas, siga o esquema SL-SL. Observe na imagem abaixo que, para destacar a folha em primeiro plano, reforcei sua borda com um tiquinho de luz na "divisa" com a folha de trás, e reforcei a sua sombra projetada sobre a folha que está atrás.

Depois de marcar as áreas de luz e sombra (primeira e segunda imagens) eu retoquei a folha (terceira imagem), fazendo a sombra que a folha em primeiro plano projeta.


E se no risco tiver uma folha com dobrinha?

Use o esquema SL-SL novamente. Deixe a dobrinha da folha sem pintar.

Pinte a base da dobra com sombra, a ponta com luz, faça a sombra que a dobra projeta sobre a folha. Observe a dobra da folha e perceba que novamente temos Sombra (base da dobra), Luz  (ponta da dobra), Sombra projetada pela dobra sobre a folha e Luz da folha, ou seja, SL-SL.

E se no risco tiver uma folha que está mais mais longe, lá atrás?

Siga o esquema SL-SL, com a tinta bem diluída em clareador. Refaça as bordas com um tom um tantinho mais escuro. Foi o que fiz aqui. Quanto mais longe, menos nítida a folha, menos detalhes e menos contraste entre luz e sombra.



E se no risco tiver uma folha bem dobrada?

Continua valendo o esquema SL-SL.


Por fim, retoque o que achar necessário.
Seja qual for o risco de folhas, tenha em mente, antes de pintar, onde você vai colocar luz e sombra em cada folha.Varie as cores: Verde pinheiro com azul marinho faz uma sombra fria, verde com vermelho resulta numa sombra bem forte. Caramelo dá um toque especial em folhas secas. Enfim, observe a natureza e tente imaginar que cor você usaria para pintar aquela folha, aquele arbusto, aquela árvore. A natureza é a melhor professora que existe. =)

(Quinta-feira, 29 de julho de 2010) - Recomendo uma visita ao blog  (http://merivic.blogspot.com). Lá você encontrará, no marcador "Dicas de pintura em tecido", diversos passo a passos muiiiito legais, inclusive um de como pintar folhas.

21 comentários:

  1. MARAVILHOSOOOOOOOOOOOO, EU NUNCA TINHA VISTO UMA EXPLICAÇÃO TÃO BOA ASSIM PARA PINTAR FOLHAS , LINDO MESMO MUITO OBRIGADA, EU AMO PINTURA MAS TENHO MUITA DIFICULDADES NAS SOMBRAS , MAS COM ESSA EXPLICAÇÃO ACHO QUE TIRO DE LETRA

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leda
    Saber que a postagem lhe ajudou me deixa muito feliz. Sucesso para você.
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Nota-se sua preocupação e prazer em ensinar, em transmitir conhecimento. Sensibilidade e generosidade!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Macro

    Obriga pela visita e pelas palavras carinhosas. :D

    ResponderExcluir
  5. OI!!! sou sua fã!!!!com o seu blog aprendo muito!!! Deus te abençõe!!!!bjss!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Telma

    Obrigada pela visita. Felicidades para você. :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito obrigado pela dica , Deus ti abençoe e q vc continui assim, sempre enteligenti thial thial......

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leonisio

    Brigadão pela visita e pelo incentivo. :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, suas técnicas e orientações são maravilhosas....Que Deus abençoi sua disponibilidade de ensinar e ajudar pessoas que como eu estão engatinhando na pintura...bjs CRis.

    ResponderExcluir
  10. Iniciantes precisam disso,tudo nos minimos!!!! detalhes.obgda Vanda.

    ResponderExcluir
  11. Parabèns pela explicaçao. Pessoas assim nos mostram que vale apena se inspirar na natureza infinita.Obrigada!Wagmocher.Sonia

    ResponderExcluir
  12. parabens pela explicação, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por suas explicações,claras e objetivas.Através delas tive coragem para iniciar a experimentar a pintar meus panos de prato.Que Deus abençoe toda sua existência, iluminando cada vez mais sua mente, que você possa nos transmitir um pouco de seu amor através da arte de pintar.

    ResponderExcluir
  14. Olá Nanci!!
    Vi a indicação da Nil, sobre o seu blog e realmente vc explica com tanta clareza, que estou acreditando que será possível aprender!!!
    Obrigada e com certeza voltarei mais vezes!!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de suas explicações sobre as folhas, verdadeira aula ,vou treinar bastante .....parabéns

    ResponderExcluir
  16. Bem, eu não sei se já aprendi a fazer esta pintura, mas após um acidente que perdi a memória de uma parte de minha vida, sei que pintava pois tenho materiais em minha casa, e, agora comecei a pintar aos poucos pois vou devagar e estou aprendendo muitas coisas novamente, então senti a necessidade de aprender a pintar folhas e, é incrível como é fácil entender e nesta pintura você expôs todas as formas de pintar este tipo de folha, e agora sei como trabalhar com a luz e sombra, ficaram belíssimas. MUITO OBRIGADA, SOU MUITO GRATA POR TER ENCONTRADO UMA EXPLICAÇÃO DE FÁCIL ALCANCE DE MINHA PARTE, OBRIGADA QUERIDA, E QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDIOSAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora

      Já se passaram tantos anos do seu comentário, mas nunca me esqueci dele.
      Na época eu não sabia o que dizer. Fiquei emocionada por ter ajudado você com minhas anotações. Na época não soube o que te responder.
      Espero que você tenha melhorado.
      No momento, tenho me dedicado a outros estudos.
      Atualmente há tantos blogs com vídeos ótimos na internet sobre pintura em tecido. Espero que tenha continuado, que sua memória tenha sido restabelecida e que você esteja muito feliz.
      Que Deus te abençoe e tudo de bom para você

      Excluir
  17. Agora é só treinar, porque a explicação foi ótima, obrigada

    ResponderExcluir
  18. Tenho dificuldade pra pintar folhas. Mesmo assim não desisto.

    ResponderExcluir