segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como pintar laranja


Para este passo a passo, o que você precisa saber: Como pintar formas redondas e como pintar folhas. Se não sabe, veja no marcador "Como pintar".

Material: Pincéis de pelo de porco, lixados, números 04, 12 e 14. Pincel redondo, pelo de marta,  número 0.
Tinta para tecido Acrilex, nas cores amarelo ouro, marfim, verde pistache, sépia, cerâmica (laranja), verde oliva, verde pinheiro, cerâmica, verde pistache, marfim, amarelo ouro (folhas), sépia (ou cerâmica misturada com verde oliva), marfim, verde oliva (galho e raminhos).

Observação: embora o tecido pareça azul, é branco. Dependendo se pinto de manhã ou à tarde, as cores pintadas não mudam muito, mas o branco do tecido varia do azul ao rosa claro. Não entendo de fotografia. Não sei como resolver esse problema de iluminação. Por enquanto, fica assim.  Vamos ao exercício...

Com o pincel número 14, comecei com uma mistura de amarelo ouro e marfim, fazendo as áreas claras da laranja.

Observe que deixei, ao redor do local onde o cabinho se encaixa, um pouquinho mais claro, porque a laranja não é bem redondinha, ela é achatada nessa região.

De baixo para cima, comecei a pintar a região mais escura da laranja, misturando cerâmica com amarelo ouro.
 

Acentuei a sombra com cerâmica e, com o verde pistache, comecei a sombrear a região mais esverdeada da fruta. Com as sobras de tinta que estavam no prato (verde pistache e um tiquinho de cerâmica), fiz um sombreado leve ao redor de onde se encaixa o cabinho. Usei o pincel número 04.

Acentuei mais algumas regiões com o verde pistache.

Fiz a região onde encaixa o cabinho com sépia e marfim (poderia ter usado verde oliva com cerâmica).  Fiz o brilho da laranja com marfim. Note que há brilho na região ao redor de onde se encaixa o cabinho. Se possível, tenha por perto laranjas de verdade. Observe as áreas onde há brilho.

Reforcei as sombras com cerâmica e  também reforcei, com verde pistache,  as bordas da área esverdeada.
Com o pincel número 12, fiz a folha, usando verde oliva para sombra e verde pistache, amarelo ouro e marfim para luz. Misturo as tintas no pincel. Dou uma pincelada na beira do prato e, se a cor me agrada, levo o pincel ao tecido. Se ficou escuro, passo o pincel nas cores mais claras. Se ficou muito claro, pego um pouco mais de tinta mais escura. Não faço uma mistura uniforme de cores.

Continuei pintando as folhas, variando as cores para sombra (verde pinheiro ou verde oliva misturados com cerâmica). Cheguei a usar o verde pinheiro com azul marinho numa das folhas, mas não gostei muito, então não usei mais o azul marinho. Para áreas mais claras das folhas, variei as misturas  entre verde pistache, amarelo ouro e marfim, sempre pintando com o pincel em pé sobre o tecido.



Sobre a pintura de folhas: Depois que a gente memoriza e treina o esquema SL-SL (sombra, luz, sombra, luz, ensinado na postagem "Como pintar folhas") tantas e tantas vezes que, só de ver um risco, já consegue vizualizar onde vai colocar luz e sombra, naturalmente a gente começa a buscar variações, faz experiências, vai testando possibilidades e descobrindo o que mais nos agrada.

Depois que pintei as folhas, fiz a sombra para o galho (pincel número 04) e os raminhos  (pincel número 0) com restinhos de tinta verde oliva e cerâmica que estavam no prato.

Iluminei o galho com marfim, reforcei um tiquinho o brilho da laranja e retoquei alguns pontos de luz e sombra. Enquanto a tinta está molhada, é possível ajustar pequenos detalhes. E pronto, aqui está a pintura acabada.

 .

20 comentários:

  1. Oi Nanci!
    Amiga, me identifico com a sua forma de postar , muito bem explicado , sincero , a gente sente q está ao seu lado , te vendo pintar...vc tem um talento incrível , suas pinturas tem um realismo imenso.
    Te acho uma pessoa especial!
    Parabéns!
    Achei muito linda a divulgação do Esperanto tb!
    Um grande beijo e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que bom que você gostou. Seu blog "Pintura em tecido" foi um dos que me incentivou compartilhar o que aprendi. Quanto mais pessoas pintarem em tecido, mais amigas vamos ter para trocar idéias e experiências. :)
    Quanto ao esperanto, cada vez mais pessoas estão falando esperanto no mundo todo. Quem sabe, para o futuro, eu não faça a tradução deste blog para o esperanto, não é? Coisa para se pensar com carinho.
    Beijinho e muiiito sucesso para você, amiga. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Nancy, amei demais que voce tivesse deixado aquele comentário no meu blog, incentivo nunca é demais. Foi com blogs como o seu que eu resolvi dar os primeiros passos na pintura em tecido, achava lindo demais, mas nunca tinha pensado atrever-me a tal. Já pintava a óleo e acho que trago para o tecido os "defeitos ou qualidades" do óleo. No inicio mostrei os meus trabalhos, que fazia sózinha, a uma professora de pintura em tecido e ela disse-me que não podia pintar assim, tecido não é tela, logo logo fiquei triste mas depois deixei para lá e continuei,mas afinal as pessoas gostam, não sou só eu a louca eh eh eh eh eh Um beijão e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla
    Seu blog é muito legal. Seus trabalhos são um show de cor e transmitem muita alegria. Sobre seu trabalho em tela eu não sei, mas, para o tecido, você só trouxe as qualidades: uma pintura mais linda que a outra.=)
    Se você é maluquinha, então somos duas, minha amiga, duas maluquinhas por cores...eh eh eh...
    Beijão para você também, Carla, e que seu fim de semana seja lindo. =)

    ResponderExcluir
  5. Ola NAnci!!
    Gostei de conheçer seus lindos trabalhos e sua pintura e ainda nos ensina,que bom!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marina
    Obrigada pela visita.
    Estive visitando o seu blog e fiquei encantada com os trabalhos em biscuit da Bruna. Sua menina é uma artista! :)
    Beijos para você para a Bruna.

    ResponderExcluir
  7. Seu trabalho é fantástico e encantador.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  8. PERFEITO! OBRIGADA POR POSTAR TÃO BEM EXPLICADO, GOSTEI PORQUE NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA

    ResponderExcluir
  9. muito bom parabéns sua trabalhoé maravilhoso
    jesus abençõe vc

    ResponderExcluir
  10. oi amiga gostaria tanto de tomar o curso de pintura

    ResponderExcluir
  11. Oi, Edna

    Curso é sempre bom. A gente aprende com a professora e com as alunas. Sempre tem novidades. Se na sua cidade tiver curso de pintura em tecido e você tiver um tempinho, vale a pena participar.

    Obrigada pela visita e pelo seu carinho. Que Jesus a ilumine que você tenha um linda dia. :)

    ResponderExcluir
  12. Nanci, encontrei seu blog! Agora vou segui-lo sempre! É lindo de ver seu talento. Bj! Denise Grott Lobo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Denise

    Que bom receber sua visita. Obrigada pelo carinho.
    Beijão, prima. Que você tenha uma linda semana. :)

    ResponderExcluir
  14. Poucos tem esse talento e podem passá-lo para frente sem qualquer tipo de cobrança, parabéns e obrigada por fazer isso por nós, meros aprendizes...

    ResponderExcluir
  15. A muitos anos faço pintura em tecido, principalmente pano de prato, mas essa sua laranja me surpreendeu pela semelhança com a realidade. É uma perfeição, parabéns.

    ResponderExcluir
  16. artigo muito interessante, estão de parabéns. espero que visitem minha pagina de pintura e decoração com fotos e videos de (antes e depois)

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita, Sérgio

    Desejo muito sucesso para sua página.

    ResponderExcluir