quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pintura em tecido - Maçã verde e morangos



Com base nos estudos de maçã vermelha e morango, já postados, fiz hoje este estudo de maçã verde e morangos.
Tinta para tecido Acrilex, nas cores: verde pistache, verde pinheiro, amarelo limão, marfim e branco (maçã); verde pinheiro, amarelo ouro, verde pistache, púrpura, siena, marfim (folhas); vermelho fogo, púrpura, amarelo ouro, verde pistache, marfim, branco (morangos).
Pincéis de pelo de porco, números 12, 10 e 4 (maçã, folhas e sépalas dos morangos);  pincel redondo de pelo de marta, número 03 (cabinho da maçã, sementes dos morangos e detalhes nas folhas).

Para pintar maçã verde, segue-se os mesmos passo explicados na postagem  "Como pintar maçã vermelha', apenas com outras cores. Fiz a luz da maçã com uma mistura de amarelo limão, verde pistache e marfim.

Usei o verde pistache como meio tom.


Fiz a sombra com verde pinheiro misturado a um pouquinho de púrpura.


Marfim para o brilho e branco para a parte mais intensa do brilho.

Folha. A postagem "Como pintar folhas" é um passo a passo básico. À medida em que vamos pintando, vamos adaptando a posição de luzes e sombras de acordo com a posição das folhas e a fonte de luz sobre o modelo. E cabe ao pintor escolher as sombras e  luzes que deseja intensificar ou suavizar, de acordo com sua percepção pessoal, gosto e objetivo de seu trabalho.

Este morango foi feito com amarelo ouro misturado ao vermelho fogo, como explicado na postagem "Como pintar morango". Nos outros morangos não foi utilizado amarelo ouro. Nas sépalas usei amarelo limão.




 

Por fim, reforcei luzes e sombras. E assim finalizei mais um estudo. Quanto ao estudo de folhas de uva a partir de folhas de verdade, nada feito.  Inverno, as videiras foram podadas em junho. Folhas, só em outubro. O jeito é buscar referências em fotos.


Quarta-feira, 11 de agosto. Esta postagem tem mais imagens de como foram pintadas as folhas em slides no youtube. Se quiser ver os slides, clique  aqui: slides youtube.

22 comentários:

  1. Temos que agradecer as suas belas ideias, apesar de isto não funcionar com todos e ser enganador, pois parece fácil, e depois pode revelar-se ser uma árdua tarefa... ahah

    Continue com a sua bonita tarefa de nos auxiliar em ideias para os trabalhos elaborados por tantas e tantas pessoas ;)


    Gostaria somente de lhe fazer um convite, que consiste em visitar o meu blog, com intuito a conhecer o meu trabalho. Neste sentido, gostaria também de saber a sua opinião, se tiver disponibilidade e interesse em aceitar o meu convite, pelo que a convido a facultar-me o seu feedback, a sua opinião em relação às peças que vou fazendo...


    Atentamente,

    Telma Henriques

    www.artrock-telma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanci
    Fiquei muito feliz com a sua visita, e principalmente com com o comentário tão gentil e generoso.Quando recebo um elogio de pessoas assim tão preparadas que nem voce,me sinto ainda mais incentivada a tentar melhorar cada vez mais.
    Adorei o seu espaço, e fico grata por existir pessoas como você, que não hesitam em dividir seus conhecimentos com os demais.Já salvei todas as dicas.Voce é DEZ.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fafy

    Que prazer receber sua visita. Gostei de visitar seu espaço. Eu adoro passear pelos blogs de artesanato. E realmente gostei dos mamões que você pintou.
    "..incentivada a tentar melhorar cada vez mais."... Aqui você disse tudo Fafy. O segredo para pintar é o prazer de aprender, de tentar fazer o melhor que puder naquele momento.

    Dividir conhecimento é muiiito bom. Tão bom quanto receber. E por falar nisso, estou revendo os riscos, para que fiquem com uma resolução boa para impressão. Até ontem, estava sem escaner e sem impressora. Uma pessoa escaneava para mim. Agora que o meu equipamento voltou do conserto, já posso ver como ficam os riscos impressos.

    Beijos, Fafy. Que você tenha um lindo dia. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Telma.

    Adorei seu comentário, por que essa coisa de "simples e fácil" eu escuto há anos. Que bom que você tocou no assunto. Assim podemos conversar um pouquinho. :)

    Vamos por partes, está bem?

    Você disse: "...apesar de isto não funcionar com todos e ser enganador, pois parece fácil, e depois pode revelar-se ser uma árdua tarefa..."

    Concordo com você, que pode ser "enganador", quando se acredita que "simples" é sinônimo de "fácil". Nem sempre o que é simples é fácil. Ler e escrever é muito simples, mas para uma pessoa que está em fase de alfabetização, exige dedicação, tempo, paciência, enfim, muitos erros e acertos até que consiga manusear um lápis ou caneta com desenvoltura. Isso vale para qualquer aprendizado. Andar de bicicleta é simples. A gente sobe nela e anda... Mas quem pode dizer que aprendeu a andar de bicicleta fácil, instantaneamente? Quem já conseguiu digitar centenas de palavras por minuto sem treino, sem dedicação?

    Quanto à "árdua tarefa", depende... Se por árdua você entende "espinhosa, sofrida, penosa", não posso concordar. Mas se por "árdua" você entende "trabalhosa", então eu concordo e assino em baixo, porque acredito que aprender exige esforço, mas nunca, nunca sofrimento. Alguns profissionais já disseram, com muito acerto, que: "Por mais dedicação, esforço e energia que minha profissão exija de mim, quando me pergunto se eu gostaria de estar em outro lugar, fazendo outra coisa, a resposta é não. Eu gosto de fazer o que faço e isso compensa todo esforço."

    Quanto a compartilhar o que estou estudando com as pessoas, aqui no blog, obrigada pelo incentivo. Estou gostando muito da experiência.

    Visitar seu blog? Não precisa convidar duas vezes, já estou indo. Me aguarde, já chego aí.
    :D

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nanci, que lindo seu blog e suas idéias. Já estou lhe seguindo. Iniciei na pintura este ano com um cursinho de 1 mês. Mas como sou curiosa pesquiso muito na internet e revistas do ramo. E acredito que com a prática e persistência vou melhorando minhas pinturas. Agora que me tornei blogueira então, vivo navegando nos blogs das artistas. Se quiser visitar o meu será muito bem vinda. abraços...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vandinha

    Com certeza você está no caminho certo. Se me perguntassem qual o melhor jeito de começar a pintar tecidos, eu diria: Comece fazendo um curso, mesmo que seja por pouco tempo. As primeiras orientações de uma professora e ter colegas iniciantes e veteranas em pintura é muiiito bom. Mas, se não houver um curso por perto, na internet a pessoa encontra todas as orientaçôes de que precisa.
    Eu também gosto de visitar blogs. :D Com certeza vou visitar o seu. Obrigada pelo convite. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Bom antes demais há que referir que eu sou, literalmente, uma "bestinha" para escrever, sendo muito difícil controlar-me. Então, estava eu a escrever as respostas aos seus dois comentários que me facultou (o do seu blog, e o do meu), quando cliquei para postar e... DEU ERRO, acabando por perder tudo o que tinha escrito -.-"

    Mas bem, vou tentar não me esquecer de nada do que tinha referido anteriormente:

    Fico contente que tenha gostado do meu comentário aos pontos de a levar a fazer uma reflexão, pois, na minha opinião, reflexão leva à evolução, na maior parte dos casos.

    Concordo plenamente com tudo o que disse no seu comentário dali de cima (ahah). O fácil e o simples nem sempre estão relacionados, o que pode ser enganador, para aquelas pessoas que caem no erro de pensar que são palavras sinónimas.
    A maior parte das pessoas que gosta de arte, experimentam algo que parece fácil, por ser simples, e acabam por desistir ao ver que se acaba por revelar uma árdua tarefa (e sim, referia-me a uma tarefa trabalhosa, já que sou apoiante do lema "quem corre por gosto não cansa"). Na minha perspectiva, isto é triste, pois podemos estar a perder grandes artistas pelo simples facto de estes serem egoístas aos pontos de nem se darem ao trabalho de tentar uma segunda vez, mesmo gostando de pintar, por exemplo, só porque julgam que não o sabem fazer.
    Mas esperemos que sejam felizes, com ou sem pinturas, neste caso. Devemos somente fazer as pessoas verem que mesmo se não resultar à primeira, pode sempre resultar à segunda. E lembremo-nos que na época de Pessoa, era rara a pessoa que lhe dava o merecido mérito, enquanto que hoje é considerado um gravíssimo erro não lhe entregar todos os louvores e mais alguns.

    O que hoje é feio, amanhã já pode ser bonito, por isso não nos devemos reger segundo os outros, mas segundo nós próprios, logo, devemos acreditar em nós, e tentar fazer de tudo um pouco, para não perdermos nada. Portanto aqui fica a mensagem: mesmo que o simples se torne enganador, por parecer fácil, tente novamente e novamente, pois por vezes até se pode tornar em algo dito complicado e ser uma belíssima obra de arte ;) Eu pelo menos acredito vivamente nisto.

    E tinha mais umas quantas letras para colocar aqui, mas o texto já vai longo e estou-lhe a roubar tempo, portanto passemos ao segundo comentário:

    (continuação no próximo comentário que, pelos vistos, acabei com as letras todas que podia gastar...)

    ResponderExcluir
  8. (continuando...)

    Adorei o seu comentário ao meu blog, por duas razões:
    1º porque é sempre divinal, muito, muito bom saber que gostaram de receber comentários feitos por mim, e neste caso, inclusive, de saber que houve um clic que a levou à reflexão :)
    2º pois foi espectacular perceber que alguém olhou de facto para as minhas peças e viu efectivamente o que elas eram (ou pelo menos deu a entender isso melhor que os outros que não o fizeram tão bem). É que, por vezes, parece que as pessoas falam por falar, e nem pensam no que estão a dizer, dizem que é giro, só por dizer, mesmo que não gostam do que vêem. Eu, pessoalmente, não sou assim, salvo raros casos em que tenho que o fazer por cortesia (no caso de alguém me fazer um bolo (com muito esforço) que eu não goste, por exemplo. Com isto pretendo referir que é triste que as pessoas não apreciem tanto uma crítica construtiva e negativa, como uma crítica positiva, excluindo a primeira. Eu considero tão importante uma como outra, mas na maioria dos casos isto não se verifica e andamos por cá todos a dizer que algo é lindo, quando todos achamos feio. Com umas pequenas ajudas todos nós evoluímos. Por exemplo, no seu comentário, pensei que me tenho que concentrar mais nas outras peças pois os anéis mostram, pelo menos para algumas pessoas, mais o que eu quero mostrar. Apesar de eu gostar das outras peças, senão garanto que não as conseguia vender, pois se eu não gostar de algo, não o faço, já que vai contra as minhas regras.

    Bem, e já me perdi um pouco, uma vez que os seus comentários suscitaram-me assuntos que dão panos, não só para mangas, como se costuma dizer, mas para a camisola completa ahah.

    Sempre que quiser volte, que o blog sempre se encontrará disponível para a receber, e eu tentarei mostrar-me disponível para responder a um eventual comentário que queira oferendar. Por estes lados, voltarei brevemente, pelo menos assim o espero.

    P.S.- Não pode dizer que eu não a avisei quanto ao facto de eu ser uma bestinha para escrever LOL

    Continue com o seu belo trabalho,

    Atentamente,

    Telma Henriques

    www.artrock-telma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá... seu blog está um mimo..
    este trabalho esta super lindo, parabens...
    jinhos e continuação de uma boa semana...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Telma

    É um prazer conversar com você. Conversa boa essa, que faz a gente pensar, refletir. Ainda estou pensando cá com meus botões sobre a nossa conversa de hoje.

    Sou sua seguidora, então vou estar a par de suas artes. De vez em quando faço uma visita para conferir seu talento em ação.

    Sucesso, amiga! :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Geny

    Obrigada pela visita e pelo incentivo.
    Uma boa semana para você também. :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanci!

    Vim agradecer a visitinha!! rsss
    Estou encantada com o teu trabalho! Muito legal!
    Adorei o seu blog!!
    Aproveito pra reforçar as boas vindas à Turma do Pincel!!

    Tenha um lindo e abençoado dia!!
    Xêro
    Raquel

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanci,vim agradecer pela visita,estou gostando muito de suas dicas de passo a passo,estou anotando tudo,para mim que sou iniciante na pintura é uma maravilha! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raquel. Obrigada pela oferecimento de ajuda na turma do pincel.
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi, Neli
    Você pintar melhor que eu quando comecei. A primeira vez que pintei uvas, cheguei a pensar em escrever em baixo "uvas", para que ninguém pensasse que eram ameixas...rsrsr...
    Sua casinha ficou linda. Amei.

    ResponderExcluir
  16. Eheh Ainda bem que gostou da nossa conversa! Eu também gostei :)

    Estarei sempre pronta a repetir ahah (mas para a próxima tentarei ser bem mais breve AHAH).

    Obrigada pelo carinho =)

    Voltarei para ir vendo suas obras-primas também, bem como seus ensinamentos ;D

    Atentamente,

    Telma Henriques

    www.artrock-telma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Telma

    Volte sempre. Sua visita me deixará feliz. Sinta-se à vontade para escrever muito, para escrever pouco, para escrever como lhe aprouver, está bem? Este é um espaço aberto ao diálogo produtivo. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga, seus trabalhos são belíssimos, seu blog, tbm é uma graça. Parabéns pelo capricho.
    Obrigada pelo carinho deixado na minha página de comentários. Já estou seguindo seu blog, quero estar sempre atualizada com suas novidades. Bjus

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, Aliane, também gostei do seu blog. As pinturas natalinas são inspiradoras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá Nanci,
    fiquei muito feliz em encontrar teu blog,estava precisando pintar umas maças verdes,e assim te encontrei.Parabéns,esta tudo muito bem explicado,é muito legal quando a pessoa,usa seu espaço,não só para se mostrar,mais tbm para agregar,isso é muito legal!!!
    Bjs,e um ótimo fim de semana para vc!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Cláudia

    Seja bem-vinda e obrigada pelo incentivo e pelo carinho. :D

    ResponderExcluir
  22. Ola Nanci
    parabens pelo seu trabalho,sou iniciante na pintura em tecido cursei apenas 3 semanas, mais foi o suficiente para me apaixonar,seu trabalho é maravilhoso tenho muita força de vontade e sei que vou ser ex-spert como voce.
    parabens ...

    ResponderExcluir