quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pintura em tecido - Como copiar riscos sem usar papel carbono

Resolvi fazer esta postagem para mostrar como improvisar uma mesa de luz para tirar riscos sem usar papel carbono. Acho útil para desenhos pequenos em tecidos finos,  delicados, como o tecido de fralda.  Também é útil para copiar riscos com lápis sobre tecidos delicados. Acho melhor que papel carbono. Eu havia explicado como fazer na postagem "Dicas para pinturas de bonecos", mas com fotos fica mais fácil entender.

Uso este cavalete de mesa.

Para que não haja perigo de a tinta escorrer no tecido e manchar, retirei o parafuso lateral, para deixar o cavalete quase deitado sobre a mesa. Também tirei o suporte central. Ficou assim.

Em um vidro (usado em porta retratos) fixei o risco em um dos lados com fita adesiva. No outro lado passei um pouquinho de cola pemanente. Use pouca cola, senão ela vai grudar na fraldinha. Se grudar, remova os resíduos de cola com fita crepe, colando a fita sobre a cola e puxando (repita diversas vezes, até remover toda cola) . É possível que, usando uma lâmina transparente de acrílico, o acrílico segure mais a cola que o vidro, mas ainda não testei.

Coloquei o vidro com o risco sobre o cavalete e fixei a fralda, cuidando para as tramas ficarem bem coladas. Coloquei uma lâmpada branca de 9W sob o vidro. Convém lembrar que  a lâmpada aquece e a tinta pode secar mais rápido que de costume. Deixar a lâmpada ligada durante todo o tempo em que realiza a pintura vai depender da rapidez e agilidade com você pinta.

O risco sob o vidro aparece assim.
 

Dica: cuidado com o ângulo de visão. Se você virar a cabeça para  um lado ou outro, o risco muda de posição. Procure pintar olhando de frente, diretamente sobre o desenho, em ângulo de 90°.

 O resultado ficou assim

Sábado, 18 de setembro de 2010
Existem outras técnicas para se pintar fraldas. Uma que achei bem legal, usando papel carbono, foi o passo a passo que a Cristina postou ontem, no blog "Pinturas da Cristina", bem explicadinho, com fotos e fácil de seguir. Para ver o passo a passo da Cristina, "Como pintar em fraldas", clique aqui: 
pinturasdacristina.blogspot.com

Domingo, 19 de setembro de 2010.
Gente, que maravilha a mesa de luz da Ângela de Paula,!  Está no marcador  "Dicas", postagem "Mesa de luz: utilidades". Vale a pena conferir.  Link aqui:
angeladepaula-artes.blogspot.com

Hoje testei o meu "cavalete de luz" com acrílico, no lugar do vidro. Comprei uma prancheta escolar transparente.  Passei uma lixa fina, só para deixar a superfície menos lisa. Deu certo. Não precisa passar muito a lixa, só o suficiente para riscar o acrílico. As minúsculas ranhuras feitas pela lixa seguram a cola tão bem quanto a madeira. :D
Uma ótima semana para todos nós, com muita paz, muita cor em nossas vidas e muita alegria em nossos corações. :D




5 comentários:

  1. Oi amiga,obrigado pela visita e por ter me dado sua opinião,acho que você,que pinta pensa tipo eu...parece que esta faltando alguma coisa,vamos indo e vamos vendo,bj

    ResponderExcluir
  2. Olá!Encontrei você hoje,adorei conhecer seu blog.
    Tenho uma postagem que talvez te interesse.Eu uso com minhas alunas uma caixa refletora para tirar riscos que também é ótima para pintar fraldas.
    Esta postagem está na sessão DICAS no meu blog.
    Psse por lá.bjos
    Meu blog:angeladepaula-artes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Querida Bia,

    Me ajude, por favor. Como tirar a sombra dos riscos que ficam em todas as pinturas que faço? Vejo as pinturas em exposição e não acredito que não consigo fazer igual. O risco não fica coberto com tinta nenhuma. O problema é comigo?
    Beijos, Marinalva

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marinalva

    Você se enganou, meu nome é Nanci... Tudo bem, isso acontece. :D

    Não posso afirmar com certeza, porque não vi seus trabalhos, mas é provável que você esteja fazendo o risco muito forte. Tente fazer um risco mais fraquinho quando usar o papel carbono. Papel carbono comum pode manchar a pintura. Se possível, procure papel carbono usado para costura. Ele é vendido em diversas cores. Para usar sobre tecidos brancos, eu gosto do carbono de cor amarela.
    E isso não acontece só com você, não. Eu já manchei muito pano, porque queria que o risco ficasse bem visível para pintar.

    Espero ter ajudado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Menina!D+ essa dica!Valeu héim!!!
    Ana Maria - Curitiba-PR

    ResponderExcluir